Postado por Leo Mesquita on sexta-feira, fevereiro 01, 2013
Marcadores: , ,

O treino longo é muito mais psicológico do que físico. Para fazer um bom treino é preciso cadenciar o ritmo correto desde o início. Passar cerca de duas horas correndo é um grande exercício mental. Engana-se quem imagina que o corredor corre solitariamente. A mente vai longe e às vezes é preciso resgatá-la de mundos distantes.
O treino longo deve ser planejado com antecedência. Correr em local conhecido é importante. Paradas estratégicas são muito comuns. Reabastecer o reservatório de água, comprar algum alimento, ou até mesmo pegar um táxi são situações possíveis. Se vai correr em um trecho isolado, como uma estrada de terra, é sempre bom ir acompanhado. Nunca se sabe o que pode ocorrer em duas horas de prática esportiva. 
O treino longo pode ser feito em um trajeto bate e volta onde toda a distância planejada é percorrida. Ou então fica-se correndo em um trajeto mais curto e várias passadas pelo mesmo ponto são feitas. Sinceramente não gosto de passar muitas vezes no mesmo local. Isto é uma tortura mental. Mas nesta situação pode-se ter um controle mais preciso do ritmo do treino. Este é o que eu chamo de longão neurótico. E é disto que estou precisando para este final de semana. Mentalmente é cruel, mas também já faz uma dura preparação para os 42 km. 
Já planejei a rota para o treino de domingo usando o site MapMyRun. Trajeto de 4 km na ida e mais 4 na volta, total de 8 km com apenas uma avenida a ser atravessada. 3 vezes este trajeto completarei 24 km e com mais 2 km chegarei à distância de 26 km planejada para o longão desta semana. Neuroticamente pretendo cravar o ritmo em 04:16 min/km. Não vai ser fácil. Mas até o domingo estarei bem descansado. Assim me esforçarei bastante para cravar a meta.
Bons treinos a todos!

2 comentários:

Vagner disse...

Pôxa, gostei do texto! Longão Neurótico é sensacional!!!!

Eu faço os meus no Campo de Marte. Já fiz preparação para a um utramaratona correndo coisa de quatro horas lá dentro.

Volta de de 2k, hein? Dureza...

Mas seu comentário foi bem legal. A mente vai longe...

Paulo Ozaki disse...

Tomara que o planejamento dê certo e você consiga realizar seu "longão neurótico" com sucesso! rs!

Abraços
Paulo
Corre Coração

Search