Postado por Leo Mesquita on segunda-feira, março 25, 2013

Após superar o período de base ou preparatório geral, chega-se ao preparatório específico que antecede o período competitivo. Como diz o próprio nome, neste momento do ciclo de treinamento é dada maior atenção à competição que tem-se em mente. Não aumenta-se o tempo ou distância, mas sim a intensidade do treinamento. O treino de ritmo torna-se o mais importante na semana do atleta. 
O treino de ritmo é feito em repetições mais extensas, de 3 a 5 km, com um longo intervalo de tempo entre elas, podendo ser de 5 minutos, por exemplo. As repetições são executadas em ritmo mais intenso do que a projetada para a competição e o intervalo de descanso deve ser longo. O atleta deve buscar o repouso estático, parado mesmo. O objetivo é enfrentar aquela sensação de pernas pesadas e travadas que ocorre devido ao acúmulo de lactato nos músculos. Busca-se sentir aquele cansaço após interrupção e recomeço dos estímulos, a respiração ofegante. Desta maneira começamos a adaptar o organismo à presença de lactato que ocorrerá na competição que estar por vir. Uma preparação fisiológica que vai dizendo ao nosso corpo o que virá pela frente.
Neste momento já vamos nos preparando também para o fim do ciclo de treinamento. Uma fase razoavelmente melancólica. Onde refletimos sobre tudo o que passou e todo os esforço necessário para superar os momentos mais difíceis. Por que não dizer que já vai ficando uma saudade no ar?
Bons treinos a todos!

2 comentários:

ivana. disse...

Excelente reflexão ! Meu carinho.

Brunno disse...

Leo,

Há alguns dias estreei na Meia Maratona. Passada a euforia e o bem-estar que traz a sensação de "dever cumprido", já começo a sentir saudades do meu período de preparação.

Acho que é isso que nos impede de parar, de desistir. Assim que acabei a Meia Maratona (cuja preparação fiz por mim mesmo), fui até a tenda na qual estava o treinador que passará a me acompanhar daqui em diante.

Essa semana pós-prova está sendo de recuperação, regenerativos e descansos. Mas eu mal vejo a hora de voltar aos treinos para minha próxima prova-alvo (Golden Four Asics em SP, 28/7).

Abraços e bons treinos.
Brunno - http://movidoaendorfina.wordpress.com

Search