Postado por Leo Mesquita on segunda-feira, janeiro 28, 2013

Já passei por algumas periodizações de treinamento de corrida. Fiz preparações específicas para 10 km, meia maratona e maratona. Tenho uma quantidade razoável de provas realizadas e rodei uma quilometragem  bem interessante ao longo deste tempo que venho praticando corrida de rua como um hobby sério em minha vida.
Sempre ouvi dizer e sempre respeitei e acreditei nesta afirmação: descanso também é treino. Ou seja, mesmo durante o descanso o nosso corpo está trabalhando para promover as adaptações necessárias à prática esportiva. Para ser muito sincero, nunca havia passado por um momento em que descansar era realmente uma obrigação. Se não o fizesse, talvez não suportaria a próxima seção de treino.
Mas este momento chegou, e nesta fase da minha preparação para a maratona de Paris, a minha grande prioridade tem sido descansar. Estou percebendo que se eu não cumprir à risca o que está determinado em termos de carga de treinamento e período de descanso, eu simplesmente não conseguirei completar a periodização que vai até o dia 07 de abril.
O treino longo tem sido o mais sofrido. Não por ser um treino longo, mas porque depois de todas de seções de treino ao longo da semana, eu chego para o longão do sábado ou domingo, realmente no limite do condiciona-mento físico. Portanto: prioridade total ao descanso.
Bons treinos a todos!

1 comentários:

ivana. disse...

É isso aí, descansar pra se preparar ! Beijo e boa semana.

Search