Postado por Leo Mesquita on terça-feira, setembro 18, 2012

Recebi ontem a última planilha de treinamento voltada para a meta de correr a meia maratona no ritmo de 4 min/km ou 15 km/h. Serão mais duas semanas e ai chegará o dia 30 de setembro. A primeira meta do ano era correr 10 km em tempo inferior a 40 minutos. Conquistada esta marca tracei a segunda meta a ser atingida brevemente.
Fator importantíssimo nesta busca foi a participação do meu treinador Marcelo Camargo, que fez um trabalho importantíssimo comigo. Não houve qualquer tipo de imposição. As plani-lhas evoluíram naturalmente à medida que eu mesmo ia evoluindo nos treinos e provas. Tudo o que acontece no meu dia a dia é totalmente respeitado no planejamento do treino.
Abaixo transcrevo uma parte da reportagem "Ser escravo do corpo ou das planilhas?" que está disponível no site da Revista Contra Relógio.

 Para o técnico Marcelo Camargo, de Belo Horizonte, "o fundamental é uma boa comunicação entre corredor e treinador, que deverá estar sempre ajustando o treino de acordo com a disposição, objetivos e melhora da performance. Em muitos casos, os atletas tentam adaptar os treinos à rotina estabelecida pelo treinador, quando o ideal seria o treinador adaptar as suas planilhas a cada pessoa."

O ponto de vista de Marcelo é que o treino deve ser sempre controlado matematicamente em distâncias, ritmos, durações e frequências semanais, não podendo deixar fluir à mercê da percepção e disposição de cada dia. "Assim chegamos a um meio termo: seguir uma planilha organizada e, através da comunicação prévia com o treinador, fazer os ajustes a cada alteração de disposição e de rendimento, seja para melhor ou pior."

Falta pouco. Tudo o que tinha de ser feito já o foi. A próxima conquista esta logo ali.
Bons treinos a todos!

6 comentários:

Wagner Diniz disse...

Você tá voando demais, Leo! Parabéns pelo seu desempenho. O esforço é sempre recompensado. Boa sorte na Athenas. ;)

Paulo Corrida de Rua BH disse...

É isso aí Léo, superar nossos limites. Estarei também no Circuito Athenas. Pena que não vou fazer a meia, pois estou me recuperando de lesão, vou correr apenas os 4k. Abraço e boa sorte.
PauloBH.

Karinne Vanessa disse...

Oi Léo, como é bom seguir o ritmo do nosso corpo!!
Tenha sempre equilíbrio e estará cada dia mais próximo das suas metas, seja ela na corrida como na vida como um todo.
Obrigada pela visita no blog.
Abraço e vamos que vamos.
Karinne,

ivana. disse...

Que bom, amigo, sinal que tudo está se encaminhando num ritmo correto, né ? Parabéns ! Meu carinho.

HELENA CHRISTINA CLEBSCH VIDAL disse...

Olá, Leo.
Parabéns pelo seu Sub40 alcançado e pela gratidão com seu treinador. O seu resultado é prova real do trabalho dele também. E esta matéria da CR está excelente mesmo!!
Abraço
Helena
correndodebemcomavida.blogspot.com

Unknown disse...

Voando baixo!!! Parabéns Léo seu esforço será recompensado...

Fábio
www.42afrente@blogspot.com

Search