Postado por Leo Mesquita on sexta-feira, setembro 21, 2012

Acredito que não exista a menor dúvida sobre a necessidade de água para a continuidade da vida. É sabido que nós seres humanos conseguimos sobreviver por um bom tempo sem alimento, mas vivemos bem menos tempo no caso de falta absoluta de água.
Por outro lado o excesso de ingestão de água pode ser tão perigoso quanto a falta absoluta do líquido. Uma condição chamada hiponatremia ocorre quando há baixa concentração de sódio no sangue. Esta condição pode levar à confusão mental, perda de consciência e convulsão.
Ocorre que a ingestão de água e bebidas esportivas durante a prática esportiva, principalmente a corrida de longa duração, tem sido tão alardeada, que os casos de hiponatremia estão tornando-se mais comuns.
A quantidade exata de água que deve ser ingerida por corredores é ainda muito controverso. Existe um certo número mágico que diz que nosso estômago é capaz de absorver apenas 12 ml/kg por hora. Ou seja, um ser humano de 70 kg poderia ingerir 84 ml de água por hora em uma situação normal. Não precisa dizer que haverá desconforto estomacal se for ingerido 1 litro de água de uma única vez.
Assim, usando o bom senso, o ideal seria beber água quando houver necessidade. Não há obrigatoriedade de beber água em todos os postos de hidratação em uma prova de corrida de rua, por exemplo. Beba se estiver sentindo sede. Em caso de calor elevado é muito mais adequado beber um copo de água ou menos e usar um segundo copo para molhar partes do corpo.
Bons treinos a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

E aí Leo Mesquita, mto bom puxar esse assunto.

O caso piora quando os atletas são mto lentos (por exemplo na maratona, quem faz acima de 4h30) estes tomarão mto mais água, agravado justamente pela maior exposiçao/sofrimento na prova).

Para os mais treinados, principlamente em provas de 5 e 10k, dá até p n tomar água. (nos 5k no máx um gole p molhar a garganta).

Abraços,
Rodrigo Augusto
corridaderuams.blogspot.com.br

ivana. disse...

Muito bom, amigo ... Estes dias ainda estava lendo sobre isso e me assustei !!! Moderação é a palavra chave. Meu carinho.

Search