Postado por Leo Mesquita on segunda-feira, agosto 06, 2012

Talvez uma das coisas mais difíceis de se fazer nos treinos de corrida é o ajuste de velocidade. Planejá-lo em termos de intensidade, ou seja, em qual a velocidade cada treino deve ser realizado, e também em termos de duração, ou seja, por quanto tempo as velocidades de treino devem ser mantidas, até que não é o maior problema. O mais difícil é a obediência ao planejamento no momento da execução pelo atleta.
Tentando comparar com o que ocorre com uma escada, sempre somos obrigados a passar por patamares. Ou encontramos um patamar para subir mais um pouco ou a escada simplesmente acada e o patamar será infinito. Diferente de uma escada, os patamares do treino de corrida devem ser mais longos do que a subida em si. Isto é importante principalmente para que o organismo se adapte. E aqui é que está a grande dificuldade. O organismo se adapta de maneira aparentemente rápida, mas ele requer mais tempo do que conseguimos perceber em termos de esforço físico. De repente os treinos se tornam fáceis. E pensamos que já estamos prontos para subir alguns degraus na escada. Este é o grande risco! As lesões batem à porta neste momento! É preciso ter paciência e coragem. Paciência para esperar o momento certo de assumir novas velocidades de treinos. E também coragem para buscar um novo patamar. Um verdadeiro dilema!
Bons treinos a todos!

1 comentários:

ivana. disse...

Realmente, amigo, é bem complexo ... Acho difícil eu perceber o momento certo. Sempre tenho auxílio de profissional competente. Meu carinho e bons treinos.

Search