Postado por Leo Mesquita on sábado, agosto 04, 2012

Lagoa da Pampulha vista da roda gigante do Parque Guanabara
A Lagoa da Pampulha é o maior parque de diversões dos atletas de Belo Horizonte. Praticantes de corrida e caminhada, e também do ciclismo, convivem ali de forma muito harmoniosa, principalmente nos finais de semana. É muito bacana estar ali numa manhã de sábado ou domingo e ver as pessoas praticando o seu esporte predileto. A passagem dos pelotões de ciclismo, alguns deles contando com a proteção de batedores da Guarda Municipal em motos, é algo emocionante de se ver.
No total a orla da Lagoa tem 18.3 km. Um circuito praticamente plano. Mas quem está ali quase todas as semanas sabe onde estão as pequenas inclinações. Outro ponto importante na Lagoa são as suas inúmeras curvas. São tantas que o trajeto aferido da Volta Internacional da Pampulha, corrida tradicional que acontece em dezembro, possui 500 metros a menos, ou seja, 17.8 km.
Belo Horizonte está situada em terreno montanhoso. Encontrar um trajeto plano aqui na nossa cidade é algo muito difícil. Assim todo atleta que frequenta a Lagoa da Pampulha deve se sentir privilegiado. Temos de agradecer ao então prefeito de BH Juscelino Kubitschek pela execução da obra. Projeto que havia sido idealizado na gestão do prefeito anterior, Otacílio Negrão de Lima. E o nome deste prefeito deu identidade à Avenida que contorna a Lagoa que nos deu um local plano para passear, treinar e conviver com a nossa cidade. 
Infelizmente a Lagoa hoje possui suas águas bastante poluídas. Portanto ainda ali não é possível nadar. Assim não podemos ter uma prova de triathlon, ainda. Mas muito sinceramente digo que sonho com este momento. Quem sabe dentro de alguns anos?
Hoje mais uma vez treinei na Lagoa da Pampulha. Terminei a volta com um sentimento de satisfação que me trouxe aqui para compartilhá-lo. E assim faço um convite: Volta Internacional da Pampulha, dia 02 de Dezembro. Venha pra cá conquistar a Pampulha!

3 comentários:

ivana. disse...

Um belo lugar para treinar, parabéns ! Meu carinho.

Enio Augusto disse...

Deve ser muito bonito mesmo. Vou para a Volta da Pampulha deste ano. Não vejo a hora de dezembro chegar.

Mais perto da prova você podia postar algumas dicas para quem nunca foi para BH e acha que é tudo plano hehe.

Sergio disse...

Corri ano passado e gostei muito. Esse ano pretendo ir de novo para a Volta da Pampulha! espero te ver por lá!
abraço,
Sergio
corredorfeliz.blogspot.com

Search