Postado por Leo Mesquita on quinta-feira, junho 21, 2012

Definitivamente a Meia Maratona não é um meio desafio. Infelizmente o pessoal do marketing sacaneou com esta distância. Ninguém corre uma prova de 5 km e diz que correu Meio 10 km. Inclusive já tentaram utilizar o nome Pikermi. O nome de uma cidade grega que fica a meio caminho no trajeto entre Athenas e Maratona. Clique aqui para ver o trajeto passando por Pikermi. Mas a moda não pegou e a coitada da Meia Maratona ainda fica sendo tratada como metade de um inteiro.
Até hoje nunca treinei corrida de rua visando a Meia Maratona. Participei de algumas mas ainda não havia estipulado uma meta específica para a distância. Aproveitando que estou ainda desanimado para encarar a maratona e acreditando que realmente preciso ganhar mais velocidade, resolvi juntamente com o meu treinador que a meta agora é Meia Maratona no ritmo de 4 min/km. O que é um ótimo desafio para mim neste momento. Conquistando este objetivo, ai sim irei encarar os treinos para os 42 km.
Meu planejamento de treinos já está feito e inclusive encontro-me na segunda semana da periodização. Serão 16 semanas visando o dia 30 de setembro. Algumas provas no meio do caminho e com toda certeza muita diversão. Se não for divertido não vai valer a pena. Sofrido será, tudo bem. Mas tem de ser divertido!
A periodização ficou interessante. Ainda preciso ganhar velocidade. Assim numa semana farei 2 treinos intervalados, um regenerativo e um longo. Na semana seguinte farei 3 treinos intervalos e um regenerativo. Obviamente o treino longo será mais longo do que na periodização anterior quando estava treinando para os 10 km. Que venha a Pikermi!
Bons treinos a todos!

4 comentários:

Bruno Chinellato disse...

Poxa Leo, assim você sacaneia gente que nem eu que está treinando para o 10K e sonhando com a meia. rsrs
Brincadeiras a parte, acho que é tudo uma questão de ponto de vista pq eu vejo a meia como uma etapa para eu chegar na maratona. Boa sorte na empreitada!

André Gonçalves disse...

Mais uma informação para minha coleção "VOCÊ SABIA?". Acho que não pegou porque não é tão sonoro... Pikermi. Qual a sílaba tônica? :-)

Abs

André
andreeotenis.blogspot.com

Unknown disse...

Realmente a meia deveria ser mais valorizada pois não é nada fácil encarar os 21K. Corri 25K na Maratona de SP no último domingo e fiquei olhando o pessoal seguindo mais 17K, deu vontade de seguir, mas precisarei de muito mais preparo, mas ainda chego lá. Você também.

Sergio disse...

concordo com o Andre ali em cima he he cara, eu, meio que sem querer, acabei focando nas meias, já vou para minha 5ª. Acho que mudar de vez em quando faz muito bem para a motivação, por isso acho ótima ideia sua focar na meia. 4'/km é um baita desafio!
abraço,
Sergio
corredorfeliz.blogspot.com

Search