Postado por Leo Mesquita on segunda-feira, junho 25, 2012

Manter um bom condicionamento muscular é essencial para a boa prática da corrida de rua. Existem várias modalidades esportivas que podem ser usadas para trabalhar os músculos. Não apenas a musculação. Cada vez mais a literatura diz que as atividades funcionais, principalmen-te aquelas em que o foco é a atividade principal, no nosso caso a corrida de rua, é a melhor opção para atletas. Nestas atividades a  individualidade e a necessidade energética de cada um é respeitada. 
Ao se falar de lesão e dor, fatores intrínsecos (força, flexibilidade, peso corporal, percentual de gordura, histórico da prática esportiva, estabilidade, equilíbrio, rigidez, elasticidade) e extrínsecos (planejamento do treinamento, calçados, tipo de terreno, altimetria) podem ser relacionados e influenciam diretamente o quadro. O certo é que o condicionamento muscular pode atuar nos fatores intrínsecos e assim reduzir a chance de lesão e melhorar a capacidade de recuperação muscular após a prática da atividade física.
Venho fazendo há cerca de três anos trabalho em academia de forma quase ininterrupta. Inicialmente fazia a tradicional musculação. Sempre fiz atividades para trabalhar os músculos mais diretamente ligados à corrida de rua. Neste ano tenho feito um dia de musculação e um dia de trabalho muscular global. Incluindo exercícios funcionais e de propriocepção. Venho percebendo recentemente as melhoras destas atividades na prática da corrida. O planejamento dos treinos também contribuiu muito. A melhora não foi do dia para a noite. São 6 meses praticando estas novas atividades. A persistência foi grande e essencial.
Para nós, amadores, o difícil é arrumar tempo para tanta atividade. Mas o certo é que este conjunto de práticas só tem a nos beneficiar.
Bons treinos a todos!

3 comentários:

ivana. disse...

Eu comecei há pouco tempo fazer parecido, amigo ... Vamos ver se melhoro, também. Excelente post !Meu carinho.

Karinne Vanessa disse...

Olá Leo!! Que post bacana, viu?? Tenho feito alguns exercícios de musculação também apropriandos para corredor de rua e estou tendo muito desempenho.
Abraço, Karinne.

André Gonçalves disse...

Bom post, Léo.

Os exercícios funcionais foram o principal fator por eu praticar a corrida com mais qualidade este ano. Com o fortalecimento do core e panturrilhas melhorei minha pisada e por conseguinte minha passada. Uso menos o calcanhar e venho ganhando velocidade. Porém, como bem dito por você, arrumar tempo para manter esta rotina de exercícios é um desafio constante.

Boas passadas!

André
http://andreeotenis.blogspot.com

Search