Postado por Leo Mesquita on domingo, março 13, 2011


Muitas são os produtos disponíveis para praticantes de corrida de rua. Nas mais diversas áreas. Vestuário, calçados, alimentos, equipamentos de ginástica, etc. 
Especificamente para a prática de corridas longas, que duram mais 2 horas, é muito indicado que se faça suplementação alimentar. É indicado repor os carboidratos a cada 40 minutos. Seria muito interessante o suplemento ou alimento conter o mínimo de gordura possível e alguma quantidade de sódio. Isto ajudaria na absorção rápida do carboidrato.
Alguns inventos da ciência moderna estão disponíveis no mercado. São sachês de gel de carboidrato. Diversos sabores. Existe também a maltodextrina. Um polímero da glicose extraído do milho.
A partir do momento que comecei meus longões este ano passei a testar alguns produtos que poderiam fornecer o carboidrato necessário de forma prática e barata. Estava também em busca de um produto que fosse o mais natural possível. 
A maltodextrina ainda faz parte dos meus treinos, mas acredito que por pouco tempo. Os saches de gel eu só uso quando são oferecidos durante as corridas. Tenho duas amostras de saches aqui comigo. Um deles eu ganhei na maratona do Rio de Janeiro do ano passado. O outro eu trouxe da feira da maratona de Berlim de 2010. Vamos à tabela nutricional e às comparações:

Sache de gel da maratona do Rio:
peso total: 30g
valor energético: 80 kcal
carboidrato: 20g
sódio: 11 mg
gordura: 0 g

Sache de gel da maratona de Berlim:
peso total: 41g
valor energético: 107 kcal
carboidrato: 27g
sódio: 210 mg
gordura: < 0,1 g

Um produto que eu venho usando até o momento nos meus longões é uma bananada natural com uvas passas:
peso total: 28g
valor energético: 72 kcal
carboidrato: 20 g
sódio: 28,8 mg
gordura: 0 g

A minha mais recente aquisição e que será testada nesta semana é a Rapadurinha de Minas.
Peso total: 25 g
valor energético: 85 kcal
carboidrato: 22 g
sódio: 31,9 mg
gordura: 0 g

Então está ai. Basta fazer a escolha.
Bons treinos a todos.

2 comentários:

DeniseDDD disse...

Sou fã das rapadurinhas. É muito melhor do que carbo em gel. Usei até na São Silvestre e foi o que me salvou (pois qdo passei pelo posto de isotônico já havia acabado). =)

Joka disse...

Essa não falta nasminhas corridas...Uhuuuuuuuuuuuuu Bons treinos guerreiro.

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