Postado por Leo Mesquita on segunda-feira, março 07, 2011
Marcadores: , ,


No jornal Estado de Minas, caderno Trabalho e Formação Profissional, foi publicada no dia 06 de março de 2011 um coluna muito interessante. Escrita pelo Iuri Lage, sócio-diretor e treinador da BH Race Assessoria Esportiva.
O Iuri destaca diversos pontos a favor do hábito da prática esportiva no momento de contratação de profissionais que estão vinculados à corrida de rua. Além disso Iuri destaca diversos pontos que favorecem empresas ao investir parte dos gastos com despesas médicas em incentivo à prática esportiva.
Sem nenhuma intenção de plagiar os comentários vou dar destaque em alguns pontos relevantes na coluna do jornal.
É destacado o hábito de fazer constar em currículos profissionais por norte americanos as maratonas completadas ao longo da vida. Assim como um curso de especialização qualquer, o ato de completar uma maratona é realmente merecedor de destaque. Estive fazendo umas continhas. Um programa de treinamento sério para maratona não dura menos do que 4 meses. Vamos colocar ai 16 semanas de treino, 4 dias por semana. Cerca de 6 horas por semana. Ou seja, uma carga horária de aproximadamente 100 horas. O que aproxima-se muito a um curso de especialização.
Pessoas que conseguem completar uma maratona, mais do que isto, conseguem dedicar-se seriamente a um plano de treinamento para uma maratona possuem características relevantes para uma contratação profissional. Obviamente não apenas maratonistas, mas de uma forma geral, percebe-se estas características em esportistas mais dedicados.
Normalmente observa-se que estas pessoas são mais saudáveis, normalmente não fumam, bebem pouca bebida alcoólica, possuem bom nível de colesterol e glicose no sangue. Em sua maioria não possuem doenças do coração e alterações da pressão arterial. E quem sabe a mais interessante característica: possuem um destacado bom humor e estão quase sempre de bem com a vida. O que favorece as relações interpessoais nas empresas.
Para completar uma maratona é necessário planejar, trabalhar duro e dedicar-se seriamente para completar o  tão sonhado objetivo. Sem contar as diversas negociações necessárias para acomodar todas as atividades na apertada agenda semanal. Sem sombra de dúvida estas são habilidades que toda empresa deseja que seus funcionários possuam.
Iuri destaca o fato de que quando empresas investem no incentivo à pratica esportiva observa-se o ganho em produtividade, redução do absenteísmo, redução do número de acidentes de trabalho, redução do número de atestados médicos apresentados e até mesmo de horas extras.
Depois de ler a coluna vou atualizar meu currículo e incluir os dados relacionados à pratica esportiva. Não digo que apenas maratonas sejam objeto de destaque. Mas a dedicação ao esporte é mais do que importante e pode ser um fator de desempate num momento de contratação. Currículos multidisciplinares é o que toda empresa busca hoje em dia!
Bons treinos a todos!

3 comentários:

Alessandro S Silva disse...

Os argumentos fazem todo o sentido. A maior dificuldade ao se contratar um profissional é encontrar pessoas com comprometimento. Quem se propõe a completar uma maratona precisa ser disciplinado, automotivador, organizado e muito comprometido com seu objetivo. Características fundamentais para um profissional de sucesso.

Bons treinos!

Alessandro
http://blog42195.blogspot.com/

Anônimo disse...

Fala Léo!!!

É exatamente isso que tento explicar para várias pessoas e muitas vezes me faltavam palavras, agora já sei onde buscar quando tentar explicar novamente. Virei ao seu blog!!!

Agora vou me "especializar" bastante, pois minha primeira Meia está chegando!!!

Abraços

Leonardo Nista
Corro por Correr

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Muito bom o relato Léo parabéns e o que vc comentou sobre DEDICAÇÃO AO ESPORTE, com certeza que temos que ter sim, mas como hj em dia muita coisa muda, tem alguns espertalhões se passando por profissional de educacao fisica e isso pode ser perigoso.

Bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Search