Postado por Leo Mesquita on domingo, junho 20, 2010
Marcadores: ,

Subi mais um degrau. Ontem no meu treino longo superei os 30 kms em um treino contínuo. A Lagoa da Pampulha está ficando pequena!
Comecei bem cedo, antes das 07:30, não estava tão frio quanto nos outros finais de semana. A expectativa era gastar cerca de 2 horas e 40 minutos no treino, 2 h e 30 min correndo e mais uns 10 minutos nos pit stops. Seria necessário parar duas vezes para encher o tanque de água e tomar o carboidrato em gel. Foi exatamente assim que ocorreu. Mantive o ritmo de 5 min/km durante a totalidade do treino, em alguns momentos um pouquinho mais rápido. Foi muito gratificante chegar a esta distância percorrida de forma contínua. Assim que terminei já estava com a ansiedade de saber como seria a recuperação após esforço. É obvio que estava muito cansado, sentindo as pernas pesadas. Posso dizer que neste momento, cerca de 24 horas após, estou me sentindo muito bem. Acima de tudo confiante de que a maratona é um sonho que será atingido.

Estive pensando em correr a Maratona do Rio. Este era o objetivo no início deste ano, antes da periostite na tíbia direita. Agora faltando 4 semanas para a prova fico com o sentimento de que é possível correr os 42 km no dia 18 de julho. Meu treinador disse que eu deveria ir. Esta decisão eu vou tomar na semana que vem, no máximo até o final deste mês. Se eu treinar bem durante a próxima semana e fizer o longão de forma tão boa quanto foi ontem, com toda certeza, vou para a Maratona do Rio. Fatores da minha situação profissional podem interferir nesta situação também. Então preciso aguardar.

Tenho chegado à conclusão que a preparação para um maratona é muito mais psicológica do que puramente física e muscular. É claro que é preciso treinar, fazer atividades de reforço muscular, alimentar-se de forma adequada, descansar. Mas a preparação psicológica é fundamental. Os longões vão mais neste sentido. É muito mais uma situação que serve para comprovar o condicionamento físico que já se possue. O longão é uma atividade de auto-conhecimento. É exigido nível elevado de concentração. Testa-se a determinação do atleta.

Então é isto. Bons treinos a todos!

2 comentários:

Joaquim Cavalcanti disse...

Fala Leo,

Parabéns pelo treino!
Concordo com tudo que vc disse!
Realmente treinamento pra maratona requer muito pscicológico mesmo e só senti que estava preparado quando fiz o longão de 34k. Até aí estava muito inseguro.

Será muito bacana se puder estreiar aqui no Rio!
Estou na torcida!

Bons treinos!

Abs!

Joca

Ernani de Souza disse...

Parabéns pelos 30km de treino Leo, essa distância não e mole não.

Search