Postado por Leo Mesquita on terça-feira, março 19, 2013
Marcadores: , ,

Não é novidade para ninguém que o preço das inscrições para eventos de corrida de rua tem sido reajustados muito acima da inflação e dos próprios custos relacionados ao serviço. Participar frequentemente dos mesmos passou a ser uma verdadeira ginástica!
É muito comum também organizadores de provas planejarem um calendário de inscrições com preços que vão sendo aumentados gradativamente à medida que a data da corrida se aproxima. Economicamente o evento vai sendo capitalizado com antecedência, e o desconto maior é dado para quem comprar o mais cedo possível. 
Só que a ganância fala muito alto em alguns casos! A precificação do produto é feita de forma exagerada. Os lotes de inscrição vão sendo encerrados em função da data e o estoque do fornecedor continua cheio. O produto ofertado não atrai compradores. 
Para evitar o pior uma promoção de última hora é feita. Um decréscimo de preço incorreto no meu modo de ver. Ofertar um lote de inscrições com desconto faltando poucos dias para o evento é lesar a boa fé daqueles que compraram no início, com grande antecedência. É zombar daqueles que programaram a longo prazo e deram crédito antecipadamente ao organizador. Errado do ponto de vista econômico não é. Mas fica um sentimento de ter sido enganado naqueles que seguiram o cronograma de inscrições.
Bons treinos a todos!

2 comentários:

Ernani Souza disse...

Concordo plenamente, agora após as experiências negativas e positivas cabe a nós consumidores avaliar cada organizador e escolher melhor a compra de nossos produtos(corridas) ainda que não seja garantia de não ter estresse pelo menos já saberemos os possíveis erros que poderemos encontrar em cada evento.

Brunno disse...

Leo Mesquisata,

Também concordo plenamente.

Sem contar que, dependendo da prova (local, distância a ser percorrida, etc), não é tão simples fazer uma inscrição de última hora, só porque o preço baixou.

Afinal, é impossível correr uma prova distâncias maiores (meias ou maratonas) sem preparação prévia e com boa antecedência.

Além disso, outra dificuldade é quando a prova a ser disputada fica em cidades mais distantes, exigindo outros preparativos (deslocamento de carro ou compra de passagens, reserva de hotéis, etc).

Enfim, o que eu quero dizer é que em muitos casos, não dá para simplesmente decidir disputar uma prova na "última hora".

E, esse é mais um motivo para tornar "inócua" esses "queimões de estoque" que algumas organizadoras de eventos esportivos praticam.

Abraços e bons treinos.
Brunno - http://movidoaendorfina.wordpress.com

Search