Postado por Leo Mesquita on domingo, janeiro 31, 2010

Chego ai final da semana 7 da minha planilha de treinos com uma sensação de ter cometido falhas. Não tenho uma avaliação médica, mas tenho a impressão que estive muito próximo de uma tendinite grave nas duas pernas. A tal "canelite" me pegou de leve. Assim esta semana que passou foi de treinos leves e muito gelo nas duas canelas. Gelo que estou ainda aplicando por 20 minutos nas duas pernas várias vezes ao dia.
Onde errei? Exagerei na dose nas corridas que faço em esteira num ritmo de 4 min/km, duas vezes por semana. Acredito que esta foi a principal razão e já eliminei da minha planilha. Ou seja, errei no planejamento dos meus treinos.
Já sabendo onde encontraria a solução, recorri novamente ao site Runbayou. Este site utiliza a melhor marca alcançada em corrida ou treino contra relógio para determinar carga ideal de treinos e tempos a serem buscados em corridas. O que se busca é segurança! O método para determinar os ritmos (paces) e distâncias em treinos vem de uma calculadora denominada VDOT. A calculadora define então 5 zonas de treinamento: ritmo fácil (easy pace), ritmo de maratona (Marathon Pace),  ritmo de limiar (Threshold Pace), treino intervalado (Interval Pace), treino de repetição ou tiros (Repetition Pace). Para cada zona de treino a calculadora encontrará os ritmos a serem seguidos. As distâncias são predefinidas. Vamos a um exemplo, suponhamos que o melhor tempo na distância de 10 km seja 50:00 minutos. O sistema informa que o valor de VDOT mais próximo para esta performance é 40.


O sistema informa também quais seriam as performances semelhantes ao esforço realizado em outras distâncias. Este valores podem ser adotados para determinar o objetivo em outras corridas de distâncias diferentes à utilizada como dado de entrada para a calculadora:


E o mais importante: a determinação dos ritmos de treino a serem seguidos:


Assim, sabendo a distância a ser percorrida na semana fica fácil determinar a carga de treinos. O sistema determinará os ritmos e distância de forma que os treinos não sejam demasiadamente fortes e nem tampouco demasiadamente fracos. Fica aqui uma dica de sempre rodar em ritmos diferentes num mesmo treino. De forma a balancear a utilização dos diferente ritmos. O mais importante é não se enganar ao realizar o planejamento. Já inclui estes cálculos na minha planilha de treinos. Agora, além de contar com a ajuda do planejamento de treinos do site Nike Running, estarei me resguardando com o método VDOT, de forma a não superar as distâncias determinadas para cada zona de treinamento.
É isso ai! Bons treinos a todos!

0 comentários:

Search