Postado por Leo Mesquita on sexta-feira, março 29, 2013
Marcadores: , , ,

Paris: minuto a minuto, quilômetro a quilômetro

Tudo o que é desejado deve ser planejado. Para manter focado na prova uma das estratégias é visualizar o percurso com muita frequência e detalhar ao máximo cada momento da corrida, cada quilômetro do percurso. 
Os detalhes da viagem começaram a ser verificados a partir do momento que eu fiz a inscrição para a prova. A escolha do hotel foi a primeira preocupação, tinha de ser próximo da largada. Agora já sei quanto tempo levarei caminhando do hotel ao guarda volumes da prova, e do guarda volumes até a minha posição de largada. Sendo assim, já sei que horas tenho de sair do hotel, que horas terei de acordar, quanto tempo terei para o café da manhã.
Dada a largada da prova, às 08:45 da manhã em Paris, no dia 07 de abril, terei de me concentrar no percurso. Já tenho todos os pontos importantes marcados. Até já sei no que refletir ao passar por cada lugar, como me motivar. Dizer que tenho o minuto pretendido para cada ponto é puro pleonasmo. 
A prova larga na Avenida Champs Elysees, numa leve descida. Os primeiros 5 km de uma maratona devem ser feitos em ritmo inferior à média pretendida para a prova. A Praça da Bastilha é o primeiro ponto chave, pouco após o km 5. Mas até lá várias atrações serão vistas: Praça da Concordia, Jardins de Tuileries, Louvre, Hotel de Ville. A partir do km 5 pretendo acelerar levemente e assim manter até a entrada do parque Bois de Vincennes. Dentro deste parque serão percorridos mais de 9 km. Favorecido por uma leve descida pretendo recuperar o tempo perdido nos primeiros 5 km. Ao sair do Bois de Vincennes já estarei no ritmo que tentarei manter pelo menos até o km 36. Mas até lá outras diversas atrações serão apreciadas: novamente a Praça da Bastilha, desta vez após a metade da prova, o encontro com o Rio Sena, Catedral de Notre Dame de Paris, Museu de Orsay, Grand Palais, Torre Eiffel, as quadras de Roland Garros. Neste ponto já estarei entrado no parque Bois de Boulogne, no outro extremo da cidade. Momento crítico, pois aqui neste parque existe um percurso em subida, leve porém longa. Será a prova de fogo para o encaminhamento do final da prova. 5 km dentro deste parque e a chegada estará encaminhada, a voz do locutor começará a ser ouvida. O encontro com o público e a busca pela energia final para concluir a prova pouco antes do Arco do Triunfo!
Ansiedade? Imagina!?!?!

3 comentários:

Brunno disse...

Leo,

Embora ainda não tenha passado pela experiência de uma Maratona (ainda mais internacional), posso imaginar a ansiedade.

Afinal, foram meses de preparação e planejamento.

Desejo a você muito boa sorte, que você consiga realizar aquilo que vem planejando e mentalizando, e que tenha uma excelente performance.

Estou na torcida e aguardarei depois o relato.

Abraço, boa viagem e boa prova!
Brunno - http://movidoaendorfina.wordpress.com

Alessandra disse...

Léo!
Tenho certeza de que depois de tanto empenho nos treinos com certeza vc alcançará seus objetivos nesta prova.
Vou ficar aguardando o relato.
Sucesso!

Karinne Vanessa disse...

Léo, vá para a prova confiante e deixe a magia do momento acontecer!!
Lembre-se você estará em Paris e tudo tende a ser a seu favor!!
Boa prova, Karinne.

Search