Postado por Leo Mesquita on terça-feira, janeiro 03, 2012
Marcadores: ,

Desde que voltei a correr tracei como primeira meta perder o peso que adquiri durante o período de recuperação a minha lesão. Quando parei de correr estava pesando cerca de 70 kg e ao final do processo de recuperação da lesão havia conquistado 4 quilos. 
Não tem segredo. O raciocínio é o mesmo que se faz para a administração financeira, só que ao contrário. Pense no dinheiro assim como a caloria. Pense na sua barriga assim como o saldo da sua conta bancaria. Quanto mais dinheiro você fazer entrar na sua conta, mais ela ficará cheia. Quanto mais dinheiro você gastar mas a sua conta se aproximará do perigoso estado do saldo devedor, saldo negativo, déficit financeiro. No caso do gasto calórico quanto mais caloria ingerirmos mais a nossa barriguinha vai inchar. Quanto mais caloria gastarmos mais sequinhos ficaremos. Há  o risco também de um déficit calórico muito elevado, o que coloca a nossa saúde em perigo!
Evitar as grandes mudanças é o mais saudável. Porque tudo que se perde rápido, ganha-se rápido. E o contrário também é verdade. Assim o ideal é adequar um estado em que vamos nos habituando gradativamente, nos educando e aos poucos encontramos o equilíbrio de forma quase natural. E logo começa a sobrar dinheiro na conta corrente e faltar caloria para estufar o nosso estômago. 
Já vinha dando uma boa controlada na minha ingestão calórica. Durante as festas de final de ano não teve jeito: exagerei e pronto! Mas o estrago não foi grande. Hoje sinto que já estou no tal ponto de equilíbrio. Nas próximas semanas, com o aumento natural do volume do treino de corrida começarei a perder peso mais rapidamente. É certo que já perdi cerca de 1,5 kg rodando algo como 30 km por semana. Com mais 10 km chegarei a um bom de déficit calórico. E ai virá o ponto interessante: comer mais para não emagrecer rápido demais e colocar em risco a perda de massa magra, ou seja, perda de massa muscular. O que queremos é perder gordura e não músculos! Recomendo fortemente a consulta com um nutricionista esportivo para acompanhamento adequado.
É ou não é muito fácil?
Bons treinos a todos!

1 comentários:

marina madeira disse...

É sim ,muuuito "fácil" o cérebro compreendeu tudinho, já o estômago não entendeu nadinha!!! Vou continuar tentando.

Search