Postado por Leo Mesquita on domingo, agosto 19, 2012
Marcadores: , ,


Não gosto nem um pouco do relacionamento da prática da corrida de rua com o comportamento dos viciados. No dia 18 de agosto foi veiculada uma reportagem no Jornal Nacional onde dois atletas se disseram viciados em corrida. A reportagem pode ser vista neste link.
Entendo perfeitamente a questão da produção dos hormônios em nosso corpo durante a prática de atividades esportivas de alta intensidade e longa duração. Entendo que os hormônios naturalmente liberados geram um estado de satisfação e até mesmo euforia. Que esta atuação é momentânea, e que possivelmente devido a isto, o nosso corpo pediria uma nova dose daquela atividade. O que eu não aceito é comparar este comportamento natural do nosso corpo ao comportamento de viciados ou dependentes!
Corrida de rua é uma prática esportiva onde se manifesta a liberdade. Durante a corrida de rua estamos em busca de satisfação pessoal. Fazemos de forma regular assim como diversas outras atividades. Não vejo ninguém que vai à academia fazer musculação três vezes por semana ser chamado de viciado apenas por causa disto. A prática esportiva da corrida de rua é uma atitude saudável. Não consigo compará-la a outras atividades que provocam dependência. O vício aprisiona!
Será que estou exagerando e devia apenas aceitar o meu "vício"? E você, concorda em ser chamado de viciado? 

3 comentários:

HELENA CHRISTINA CLEBSCH VIDAL disse...

Oi, Leo.
Muito interessante seu questionamento. O significado real da palavra viciado é um hábito que causa algum prejuízo ao praticante. E se levarmos em conta que a corrida faz bem, ser viciado não se adapta a ideia sugerida. Eu prefiro ser chamada de corredora mesmo ou mais carinhosamente de apaixonada por corrida.
Abraço e boa semana!
Helena
correndodebemcomavida.blogspot.com
@correndodebem

Sergio_CR disse...

Sim, você está exagerando. Eu digo que sou viciado em corrida, mas considero um vício bom. Na verdade quem é viciado é o meu corpo. Vc sabe muito bem o que acontece quando ficamos uma semana sem correr - abstinência, meu caro.

Grande abraço,

Sérgio Rocha

garow disse...

pouco cartesiana vc!? sim correr vicia, e em alguns casos faz mau sim! quantos colegas seus nao insistem em treinar mesmo com lezoes? isso faz bem? onde? eu era um e conheço vários.

Search