Postado por Leo Mesquita on quarta-feira, agosto 22, 2012

O treino intervalado é o mais importante na minha planilha neste momento. Ainda preciso ganhar um pouco de velocidade. E para isto não tem jeito: é treino interva-lado na veia! Tem semana que faço dois treinos intervalados, mas tem semana que eu faço 3 vezes. E nesta semana com 3 treinos intervalados não tem treino longo. 
O planejamento deste treino é mais complicado, e sua execução bem mais complicada do que um treino longo por exemplo. Suas partes são:
  • Aquecimento: no máximo chega a 2 km em ritmo moderado.
  • Repetições: número de vezes que as acelerações devem ser feitas, 6, 8, 12 10, 16 vezes.
  • Distância: distância a ser percorrida em cada aceleração ou tiro, 200, 300, 400, 500, 800 e 1000m 
  • Intervalo entre os tiros: tempo de repouso entre os tiros
  • Intervalo entre as séries: intervalo de repouso ao final de um grupo de tiros
  • Desaquecimento: distância inferior à do aquecimento em ritmo moderado
Num treino de corrida com toda certeza a parte de corrida é importante e fundamental. Mas no treino intervalado, a fase do repouso ativo, quando se anda ou trota lentamente, é tão importante quanto à fase da corrida. Experimente encurtar o repouso e muito possivelmente você não suportará o ritmo em todas as repetições. Alongue o repouso e você provavelmente  não estará levando seu corpo ao nível de esforço necessário para aquele treino.
Não é fácil não. Mas fazendo certinho os resultados são excelentes!
Bons treinos a todos!

5 comentários:

Helena - Floripa/SC disse...

Olá, Léo.
Não tenho dúvidas que o resultado vai aparecer. Mas te digo que fazer este programa aí não é para qualquer um não. Tem que ter muita força de vontade e foco. Muito bom!
Abraço e Bons treinos.
Helena
correndodebemcomavida.blogspot.com
@correndodebem

ivana. disse...

Persistência e assiduidade !! Meu carinho.

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Leo Mesquita, valeu pela visita. Estou focado nos 5k e tiros e treinos fortes de 3k são os que mais faço. Tenho que inovar com esses intervalados.
Abraços, acompanharei seus treinos para captar um pouco mais.

corridaderuams.blogspot.com.br

Bruno Chinellato disse...

Leo,

Você seque uma planilha ou você mesmo monta os seus treinos? Preciso ganhar mais velocidade, mas sinto que essas planilhas de treinos das revistas são muito genéricas.

Abraços,
Bruno
improvavelcorredor.blogspot.com

André Gonçalves disse...

Verdade, Léo. Intervalado é tudo, quando respeitada as premissas listadas por você.
Depois de concluir meu ciclo de meias maratonas deste ano, resolvi trabalhar minha velocidade. Vou aproveitar este período de altas temperaturas para ganhar velocidade e participar de provas curtas de 5K e talvez 10K.
Em relação aquecimento e desaquecimento, eu gosto de usá-los como educativos. Como o objetivo não é a velocidade, eu me dedico a qualidade das passadas.
Boas passadas! É o desejo deste atleta amador.
http://andreeotenis.blogspot.com

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