Postado por Leo Mesquita on segunda-feira, julho 16, 2012
Marcadores: , ,

Deu tudo certo! 
Depois de um sábado com algumas dores no joelho esquerdo e a possibilidade de nem ir à prova, deu tudo certo no domingo. Sábado fiz algumas aplicações de gelo e fui dormir ainda cheio de dúvidas sobre a prova no dia seguinte.
Acordei no domingo sem dor e esta foi a primeira avaliação para que eu realmente fosse à prova e participasse com o objetivo mínimo de completá-la. 
Já no local da prova fiz um aquecimento mais longo, caso sentisse alguma dor abortaria os planos ali mesmo. Não senti qualquer incômodo  no joelho e assim me posicionei na largada com foco na meta inicialmente traçada: correr as 10 milhas do trajeto no ritmo médio de 04:00 min/km.
Larguei de forma tranquila e já tentando estabilizar a velocidade desejada desde o início da prova. Antes dos km 2 foi formado um grupo de 5 ou 6 atletas que corriam neste mesmo ritmo. E assim fomos até a metade da prova. Neste ponto alguns já começaram a dar sinais de que não conseguiriam manter o ritmo. 
Um dos grandes obstáculos na orla da Lagoa da Pampulha é o vento que pega de frente em vários pontos do trajeto. O vento domingo foi o grande obstáculo da prova. E principalmente na segunda metade da prova o vento soprou contra em vários pontos do trajeto.
O ponto negativo por parte da organização foi uma mudança de trajeto em cima da hora e não comunicada previamente aos atletas, apenas anunciada pelo locutor do evento no momento da largada. Isto sempre me gera alguma irritação, pois vejo que muitas vezes o trajeto é alterado porque a fluidez do trânsito de veículos tem prioridade sobre o evento. Esta mudança do trajeto introduziu novos pontos de retorno, inicialmente estava planejado apenas um. É preciso ser dito que isto não gerou qualquer transtorno mais grave ao evento.
Nos 4 quilômetros finais ultrapassei diversos atletas das provas de 8 e 4 km que ocorriam simultaneamente. Muitos caminhando alguns correndo. Não foi também nenhum grande transtorno e não prejudicou por exemplo utilizar os postos de hidratação.
Fechei a prova fazendo o último quilômetro de forma mais rápida do que todos os anteriores, o que mostra que a estratégia foi muito boa e bem administrada. Completei os 16.1 km em 1 h 03 min e 38 seg, ritmo médio de 03:57 min/km. Ficou a certeza de que estou no caminho certo rumo à próxima meta: correr a meia maratona exatamente neste ritmo.
Bons treinos a todos!

1 comentários:

ivana. disse...

Parabéns pelo percurso e pelo tempo. Que maravilha que ficaste bem, para poder correr. Meu carinho.

Search