Postado por Leo Mesquita on quinta-feira, junho 07, 2012

A prova que encerra a olimpíada é a maratona masculina. Uma competição que tem muita história. Desde o evento que lhe deu origem e a lenda em torno disto. Passando pelo estabelecimento da atual distância na qual é disputada, o que ocorreu durante os jogos olímpicos de 1908 na Inglaterra. 
Conquistar os 42 km 195 m da maratona é desejo de muitos atletas ao redor do mundo. Se conquistar esta distancia não é tarefa fácil, imagine então quando ainda se estabelece uma meta de tempo para concluí-la. Atletas amadores são fascinados pelos números redondos. 10 km sub 40 min. Meia maratona sub 1h e 30 min. Maratona sub 3 horas. Números, apenas números.
A minha meta principal é a maratona sub 3 horas. Qual a melhor estratégia para conquistá-la? Vale a pena encarar os longos treinos para a maratona objetivando um tempo de conclusão para o qual ainda não se está preparado? Ou é melhor conquistar tempos equivalentes em distâncias mais curtas para apenas depois assumir o compromisso das altas quilometragens semanais preparatórias para os 42k?
Atualmente tenho como melhor marca nos 10 km o tempo de 39 min e 18 segundos. Utilizando calculadoras de projeção de ritmo tenho como valores equivalentes a meia maratona em 01:26:58 e a maratona em 03:01:25. Ou seja, ainda preciso melhorar a performance em provas mais curtas para me propor ao desafio da maratona sub 3 h. 
Terminei a fase de treinamento para as provas de 10 km deste ano. Agora começarei a preparação para conquistar a meia maratona em setembro deste ano, na terceira etapa do Circuito Athenas em BH, ou na Asics Golden 4 etapa de Brasilia, em Novembro. A meta de tempo estabelecida para a meia maratona é 1 h e 24 min. Conquistando esta marca, ai sim, irei encarar os treinamentos para a maratona sub 3 h. Meta que pretendo conquistar até abril de 2013.
Mas mesmo estando devidamente preparado e treinado para fazer os 42 km 195 m em menos de 3 horas, no dia da prova tudo pode acontecer. Apenas um dia perfeito, em todos os quesitos, permitem que a meta seja atingida. E ai uma pitada de sorte sempre ajuda.
Bons treinos a todos!

4 comentários:

ivana. disse...

Com mais treinos se consegue, amigo ! O segredo é a persistência, em tudo que se faz. A dedicação e a persistência são as molas propulsoras pra gente conseguir. Meu carinho.

Danilo Confessor disse...

É isso aí Léo, com dedicação aos treinos e metas bem definidas você alcançara seus objetivos.


Bons treinos para você.

Sergio disse...

gostei dessa sua periodização, primeiro os 10k, depois a meia, e por último a maratona. Pena que para mim não vai dar. Vou focar na meia até julho, depois 10k até novembro e por último maratona em julho/2013. Importante é colocar um período de recuperação entre as fases, certo?
Bons treinos!
abs
Sergio
corredorfeliz.blogspot.com

Leo Mesquita disse...

É isso mesmo meus caros! Com dedicação aos treinamentos podemos conquistar o que desejamos.

Sergio, você está certo. Tem o período de recuperação entre as fases. E é exatamente nesta que estou. Uma semana com 3 treinos contínuos. Nada de intervalado ou tiros. Mas também não há necessidade de ficar completamente em repouso. Abcs!

Search