Postado por Leo Mesquita on segunda-feira, junho 11, 2012
Marcadores: , ,

Vejo várias pessoas frequentemente reclamando de algo descrito como rotina. Rotina muitas vezes descrita como algo ruim, repetitivo, monótono, sem objetivo, estagnado. Pessoas reclamam do dia a dia de suas vidas, do emprego, do casamento. O que estas pessoas não conseguem perceber é que a rotina não é ruim. Ruim é estar preso a uma rotina. É necessário reconhecer que a rotina tem seus benefícios. A rotina nos oferece segurança. Quem não deseja viver uma vida isenta de surpresas desagradáveis? É preciso ver a rotina como algo que nos oferece segurança, certezas, minimiza erros.
Muito facilmente nos adaptamos a um evento rotineiro. Sempre reclamei muito que dia a dia eu acordava muito cedo. Sempre achei um tremendo esforço acordar às 07:00 da manhã. Ai quando eu comecei a acordar às 05:00 horas é que fui ver que acordar às 07:00 era uma maravilha!
Bastaram 4 semanas de treinos mais leves que meu corpo se adaptou ao novo modo. Fazer meu treino de corrida hoje foi sofrido. Pareceu que eu havia perdido o que tinha conquistado. A arte de recomeçar uma atividade que era rotineira no passado talvez seja um dos maiores desafios para o ser humano. Nos motivarmos novamente sabendo que já não somos o que éramos antes causa dúvida. Será que vale a pena nos dedicarmos novamente àquela velha rotina? 
Só há uma única resposta: somos feitos para agir. Aceitar a pacividade é que não é bom. E muito rapidamente nos readaptaremos. Abaixo deixo pequenos versos da poetiza Cora Coralina:

"Tenho consciência de ser autêntica e procuro superar todos os dias minha própria personalidade, despedaçando dentro de mim tudo que é velho e morto, pois lutar é a palavra vibrante que levanta os fracos e determina os fortes. O importante é semear, produzir milhões de sorrisos de solidariedade e amizade. Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça. Digo o que penso, com esperança. Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor. Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende. Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir."

7 comentários:

Unknown disse...

Na minha opinião, não a rotina ou o acaso que tornam as coisas boas ou ruins, pra mim cada momento tem sua energia por si só. Acordar todo dia a mesma hora para fazer algo que você não gosta pode ser um sacrifício tremendo, enquanto acordar na mesma hora para fazer algo que você ama é um prazer enorme.
O que temos que buscar é o equilíbrio e encher nossa rotina com coisas que nos mantenham motivado o maior tempo possível.

A vida é feita pra fazermos o que gostamos...não existirá outra chance pra que isso seja possível, a vida é uma só!!!

Bons treinos e muitos km's pra vc.

Abraço
Guilherme
www.corrervicia.com

Karinne Vanessa disse...

Leo, que belo post!!
Valerá muito a pena ir a diante, e como você mesmo disse, a rotina é algo ruim, monótono e não tem nada a ver com nossa vida de corrida, né??
Bora retomar sem medo sermos felizes!!
abraço, Karinne.

Anônimo disse...

Ai Léo muito boa a sua observação muitas pessoas reclamam da vida a toa e depois que muda, ai fica mais maravilhos ainda!
Bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

HELENA CHRISTINA CLEBSCH VIDAL disse...

Oi, Leo.
Acho a rotina super sadia. Ter o controle da sua agenda mostra realização e disciplina. As mudanças deve e sempre são bem-vindas. Nos acostumar é um processo que pode levar algum tempo, mas se for para melhor, não ter porque se chatear.
Força nos treinos!!
Abraço,
Helena
correndodebemcomavida.blogspot.com

Leo Mesquita disse...

Obrigado pessoal. Acho que concordamos em grande parte. A rotina é saudável! Abcs!

André Gonçalves disse...

Parabéns pelo post, Léo. Inspiradora suas palavras. Mas juto que você iriam dizer atitude ao invés de lutar, mas o sentido foi o mesmo.
Construir uma rotina baseada em metas para a vida é uma das maiores vantagens que um ser humano possui. Fazer o tempo conspirar a seu favor em uma jornada virtuosa, que com certeza possuirá dias ruins, porém será sustentada por um objetivo maior que manterá presente em nossos pensamentos o motivo para tanto esforço. Metaforicamente precisamos é criar uma planilha para nossas vidas. Feito isso, seremos pessoas obstinadas pelo sucesso.
Boas passadas!
http://andreeotenis.blogspot.com

Simone Bezerra disse...

Reclamava bastante e não queria viver comandada pela rotina, até que descobri que também não dá pra viver em puro êxtase todos os dias, até porque seria agora a rotina do êxtase! Não há como fugir da rotina, mas dá para melhorá-la a cada dia...
Fazer algo diferente em dias que não se espera, a isso chamamos de surpresas!
Faça uma surpresa a si mesmo!
Abraços
Simone
http://correndocomamigos.blogspot.com

Search