Postado por Leo Mesquita on segunda-feira, abril 09, 2012
Marcadores: , , ,

Muitos atletas amadores praticam atividade física objetivando principalmente o bem estar e melhoria da qualidade de vida. Os cuidados com a saúde estão na lista de prioridades de vida de boa parte dos praticantes de atividades esportivas.
É interessante notar que o saudável e o insalubre não são os extremos opostos de um mesmo espectro. Eles não se opõe um ou outro, e até mesmo chegam a se complementar. Veja o caso por exemplo dos recém nascidos. É expondo-os cuidadosamente aos vírus e demais microrganismos que nos cercam que eles se tornarão mais resistentes e imunes às doenças mais comuns. Além do mais, não é adotando uma visão completamente unilateral das coisas que viveremos uma vida proveitosa. Pessoas que se preocupam exageradamente com hábitos saudáveis, ou pessoas que vivenciam diariamente suas doenças, acabam deixando passar diversas oportunidades interessantes.
Até quando a pratica esportiva nos remente puramente a uma vida saudável, proveitosa e equilibrada? Precisamos admitir que alguns elementos insalubres e outro antisociais estão envolvidos no cotidiano do atleta amador e profissional. Mesmo assim não é evitando a pratica da atividade esportiva que estaremos garantindo uma vida saudável. Definitivamente não é sentado em frente à TV que evitaremos sofrer um problema cardíaco, que pode ocorrer durante uma corrida ou quando você está usando o computador no trabalho.
É interessante notar que a definição de saudável e o insalubre está muito ligado à percepção de esforço. Correr um prova de 10 km em 50 minutos pode ser absurdamente não adequado para quem atualmente corre esta distância em 60 minutos. Mas com o passar do tempo, e a melhoria da performance, quando o atleta passa a correr os mesmos 10 km em 45 minutos aqueles infernais 10 km em 50 minutos passam a parecer uma brincadeira de criança.
Portanto, treine duro para que no dia da prova aquela meta sonhada torne-se facilmente realizada!
Bons treinos a todos!

0 comentários:

Search