Postado por Leo Mesquita on sexta-feira, abril 20, 2012

A hora que escolhemos para praticar nossos treinos faz toda a diferença na performance ou esforço necessário para atingir uma meta planejada. Ao longo do dia nossa disposição muda, nossa energia acumulada muda, o nível de estresse com toda certeza varia.
Correr logo cedo pela manhã é sem dúvida alguma o melhor horário, na minha opinião, para a pratica do nosso esporte favorito. A temperatura é mais agradável, a qualidade do ar é melhor, estamos descansados e em nossos músculos está acumulada a energia da última refeição do dia anterior. Além disto nossos músculos estão mais relaxados, mas isto vai depender um pouco da qualidade do sono que tivemos. Mas sim: acordar cedo não é fácil.
Correr no meio da manhã ou antes do horário do almoço pode ser também uma boa opção. Correr depois do almoço é um atendado ao bom senso então nem vamos falar sobre esta possibilidade. Correr no meio da manhã ou antes do almoço pode ser bom desde que não esteja muito quente ou o ar muito seco. Entretanto é bem adequado para aqueles que tem necessidade de digerir bem o café da manhã, dando um espaço de tempo maior após a primeira refeição do dia. Não é raro encontrar pessoas que tem problemas com refluxo ao praticar corrida de rua logo após o café da manhã, mesmo um leve desjejum.
Correr à tarde complica um pouco mais. A qualidade do ar principalmente já está bem pior, e mais ainda nas grandes cidades. Este é o principal agravante. Num país tropical como o nosso, a temperatura pode estar bem elevada.
Correr à noite é o mais comum entre os praticantes do pedestrianismo, principalmente nos dias de semana, de segunda a quinta pelo menos. Sexta à noite já é final de semana! Correr à noite é o mais escolhido principalmente pelos que não gostam de levantar cedo. Mas nesta hora do dia com toda certeza estamos mais cansados. Estamos inclusive mais pesados depois da comilança do dia todo. Para concluir alguns treinos o esforço à noite pode ser bem maior e já estando mais cansado, o treino pode ser um verdeiro sofrimento físico e mental.
Eu particularmente tenho feito treinos tanto à noite quanto bem cedo pela manhã. Ter de administrar as mais diversas situações é uma de nossas habilidades. Então temos de dançar conforme a música. Para correr de manhã bem cedo logo após o desjejum tive de adequar o tamanho da primeira refeição da manhã e reforçar o último lanche da noite. E principalmente vencer a preguiça de acordar perto das 5 horas, no meio da escuridão. Tudo para que às 08:00 já esteja no trabalho. Não é mole não!
Bons treinos a todos! Não o importando que hora seja!

4 comentários:

Bruno Chinellato disse...

Muito legal o post, mas esse negócio de melhor horário para treinar é bem polêmico. Eu particularmente gosto de correr de noite pois penso nos problemas profissionais enquanto faço isso, mas confesso acaba atrapalhando o sono. O importante é conseguirmos encaixar um horário no dia corrida para treinar. Abraços!

Leo Mesquita disse...

Tem isto realmente Bruno. O momento da corrida é muito criativo em termos de pensamentos e imaginações. Temos de aproveitar este lado também. Abcs!

André Bandera disse...

Bacana o post Leo Mesquita.

Tenho os mesmos conflitos de horário devido ao serviço e programas a noite com familia.

Estou aos poucos me adaptando com o horário de manhã e está me ajudando bastante.

Pois a noite, muitas vezes fica dificil de treinar.

É dureza acordar cedo, força ae...

Quando possivel acompanhe o blog: http://corridaderuams.blogspot.com.br/

somos uma equipe procurando sempre melhorar..

Abraços e bons treinos.

André Bandera Campo Grande - MS

Danilo Confessor disse...

Concordo totalmente com tudo falado no post. Eu gosto muito de praticar minhas atividades físicas na parte da manhã. No entanto, não estou conseguindo fazer meus treinos de corrida como eu gostaria. Acho que vou precisar começar a correr a noite também.

Abçs

Search