Postado por Leo Mesquita on sexta-feira, março 23, 2012

De repente vemos a região da Lagoa da Pampulha em uma situação inusitada. O ano começou, algumas provas de corrida de rua já ocorreram e muitas outras estão por vir. Como a grande maioria deve saber que a orla da Lagoa da Pampulha é quase 100% plana em seus 18.3 km de extensão. Algumas pequenas elevações estão presentes, mas são quase imperceptíveis.
Desde o ano passado temos visto muitas limitações sendo impostas aos organizadores de corrida de rua. Os trajetos para provas de 10 km estão sendo limitados de tal maneira que não se consegue mais fazer um circuito totalmente plano na região da Pampulha. Onde na verdade há espaço de sobra! Por mais incrível que possa parecer conseguimos ter provas mais longas totalmente planas, como é o caso da Asics Golden 4 etapa BH ou a Meia Maratona Internacional de BH.
A grande maioria das provas de 10 km tem utilizado a Nova Praça da Lagoa da Pampulha para a montagem de toda a estrutura do evento, ponto de largada e chegada. O espaço é realmente muito adequado e é um ponto forte da organização. Sendo dada a largada neste ponto, em uma extremidade temos visto os percursos sendo limitados numa rotatória quase em frente à Choperia Juscelino. Normalmente é feito um retorno neste ponto por cima do canteiro central e assim a rotatória fica livre para o transito de veículos. Na outra extremidade do trajeto, os circuitos tem sido limitados numa rotatória quase em frente à Toca da Raposa 1, mantendo assim mais uma vez passagem livre para os carros. A partir daí, retornando ao ponto de largada, os circuitos não chegam a completar 9 km. Cada organizador tem usado uma alternativa para completar os 10 km da prova. E são obrigados a adicionar ruas com subidas e até mesmo sem asfalto. Uma pena! Abaixo estão alguns perfis altimétricos de duas provas. O Circuito das Estações ocorreu no dia 11 de março e usou a Rua Mondovi num bate e volta para completar o trajeto:

O Circuito Caixa etapa BH irá ocorrer no dia 27 de Maio e o percurso foi divulgado esta semana. Segue abaixo a altimetria do trajeto. Neste caso os organizadores estão usando as ruas Mondovi, Basilicata e Ferrara para completar os 10 km:
Era para ser tudo planinho feito panqueca! Uma pena!
Bons treinos a todos! 

0 comentários:

Search