Postado por Leo Mesquita on quinta-feira, julho 07, 2011
Marcadores: , ,

Ainda estamos em Julho mas o prêmio de pior peça de publicidade do ano já está eleito. Já fui um Nikemaniaco e assim me sinto no direito de comentar sobre esta nova campanha de marketing desta famosa marca esportiva. Tenho muitos produtos Nike, muitos mesmo: tênis, meia, short, camisa, boné, viseira, óculos. 
Esta semana foi lançada a peça de publicidade denominada #coisadaboa. A idéia é vinculada ao vício da corrida. O projeto não tem a menor vergonha de aproximar a dedicação, o planejamento, a determinação e a capacidade de superação de quem pratica um esporte com regularidade ao comportamento do viciado em drogas que vaga pelo submundo do tráfico. E os erros do projeto não param por ai.
A campanha tenta se aproximar do atleta de 23 anos. Só que a marca esportiva vai tentar encontrar este atleta na melhores baladas do Rio e São Paulo. Fala sério...quantos atletas a Nike acha que vai encontrar na noite carioca ou nos redutos de tribos em São Paulo? A Nike está interessada em transformar beberrões de whisky com energético em praticantes de corrida? Ela está querendo cativar viciados em corrida ou viciados em compras? Se a Nike estivesse mesmo interessada em encontrar atletas ela deveria subir o morro, caminhar pelas favelas do Rio e São Paulo, ir até os canaviais, ao cerrado, à caatinga. Encontrar atleta em shopping center e boite?!?!? Tá claro o que ela procura. Muito claro.
Outro erro que me deixa muito revoltado. A empresa continua com a terrível centralização de ações no Rio e São Paulo. E isto já tem muito tempo que está desta maneira. Nada de ir a BH, Brasilia, Porto Alegre, Curitiba, capitais do norte e nordeste. Nada! É revoltante.
Para não ficar com a imagem de um velho ranzinza, afinal tenho 39 anos, e a campanha da Nike é mais voltada para o público sub-25 vou encerrar aqui este meu comentário.
Deixo claro aqui a minha total reprovação a esta campanha. Se a idéia da Nike é conquistar consumidores jovens, podem ter certeza que ele conseguiu afastar um consumidor quase quarentão!

1 comentários:

Unknown disse...

CONCORDO CONTIGO EM GRAU, GENERO E NÚMERO!!!!!

FÁBIO

Search