Postado por Leo Mesquita on segunda-feira, maio 16, 2011

Pode ser que sim, pode ser que não! Mas não fujo à luta, nem busco a situação confortável, vou até o final! A maratona sub 3 horas é bastante improvável, mas é um sonho e vou em busca dele.
Para isto no próximo domingo terei de seguir a seguinte estratégia na maratona de Porto Alegre: ser bastante comedido no início e ser muito determinado no final. 
O plano de vôo está traçado. As contas foram feitas e vou levar a rota comigo. Vou tentar fazer da seguinte maneira:
  • Largar no ritmo de 04:30  min/km e seguir neste ritmo até o km 3 quando já deverei estar plenamente aquecido, 13 min e 30 de prova neste ponto.
  • Entre o km 3 e 10 seguir no ritmo de 04:16 min/km e assim chegar ao km 10 com 43 min e 22 seg.
  • Entre o km 10 e a meia maratona aumentar o ritmo para 04:12 e fechar a meia maratona levemente abaixo de 1 h e 30 min
  • Manter o ritmo entre 04:12 e 04:16 min /km até o final da prova. 
Poderia fazer algo diferente, sabendo que manter o ritmo no final da corrida é quase impossível. Poderia tentar ganhar um pouco de margem de manobra no inicio da prova, praticando um ritmo mais forte até a meia maratona. Mas serei o mais conservador possível no início e usar o poder de determinação no final. Não tem outra chance. A briga vai ser boa depois do km 36.
A sorte está lançada!

7 comentários:

Cristiano Fetter disse...

cara, sou corredor e moro em POA...
tenho acompanhado os teus treinos pelo twitter (@vgalemao) não sei se tu ja correu por aqui ou se ja viu a previsao do tempo...
mas vai estar bem frio pela manha e o ar é bem umido...
se precisar de alguma dica ou algo q eu possa te ajudar a tu completares esse teu sonho so gritar...
pena q não poderei correr esta maratona pois no periodo de preparaçao tive uma lesao no joelho e preferi nao forçar entao estarei somente ajudando os meus alunos a completarem sonhos assim com você...

'sebo nas canelas"

abraço

Alexandre Scaldaferri disse...

Leo,

mentalize o que precisa fazer. Corra a prova na tua cabeça antes da largada. Os treinos foram feitos e tens total condição de cumprir o planejado. Agora é colher o resultado.
Eu e os #Twittersrun Estaremos daqui torcendo para que tu cumpra teu objetivo.
Grande Abraço,

Yeda disse...

Leo,
Quem sonha alto consegue ir mais longe. A sua parte você fez, treinando duro e superando todas as dificuldades. Agora mentalize sua meta e o resultado virá. Boa Sorte em Porto Alegre!

Alessandro S Silva disse...

Estou ansioso com sua prova! Na torcida!!


Alessandro
http://blog42195.blogspot.com/
@alesilvabr

Decio Oliveira disse...

Olá. Boa prova. Estou torcendo por você...um abraço

http://nerdcorredor.blogspot.com/

cesinha disse...

Léo,

Mesmo que não consiga completar em menos de 3h, voce já venceu o desafio. Não se acovardou e não irá afinar diante de uma quebra quase -desculpe a franqueza- anunciada.
Um conselho de quem já correu sub 3h e que já quebrou em tentativas sub 3h também: se não passar a meia (abaixo de 1h30) no conforto, as chances serão mínimas.
Creio que seja melhor vc fazer um bom aquecimento e já tentar sair no ritmo, porque esse atraso de 45 segundos não é fácil tirar, não.
E quando estiver em dificuldade na prova, lembre-se de "gritar" (silenciosamente) pra vc mesmo: SOU FORTE, QUERO E VOU FAZER.

Boa sorte. Tô na torcida
Cesinha

Leo Mesquita disse...

Agradeço todos os comentários, principalmente o do amigo Cesinha que honrou com sua sinceridade! Caro Cesinha, sei da improbabilidade de conseguir um sub 3 horas domingo, mas vou tentar! Pode ter certeza me esforçarei ao máximo! abcs!

Search