Postado por Leo Mesquita on domingo, maio 15, 2011

E no momento certo foi tudo quase perfeito. Ao longo da jornada de 12 semanas de treinos específicos para maratona de Porto Alegre várias situações foram testadas. Os testes visavam uma confirmação de performance suficiente para permitir uma tentativa de uma maratona sub 3 horas. Pode-se dizer que correr a maratona em seus 42195 m em menos de 3 horas é um divisor de águas, um muro de Berlim, que separa atletas realmente competitivos dos demais. Este é o meu maior objetivo para este ano. Se não for agora no domingo que vem, muito provavelmente será no dia 09 de outubro.
Fiz o meu treino ontem com o sentimento de que as tentativas de comprovar a capacidade de correr a tão sonhada maratona sub 3 horas não foram suficientes. Principalmente em função de condições climáticas, sempre que tentei a comprovação o sol estava muito forte e me impediu de impor um ritmo correspondente de corrida. Ontem não sabia ao certo que distância iria percorrer. Sabia que estaria entre 18 e 25 km, e tinha uma limitação de tempo para o treino, o que não é nenhuma novidade. De repente me veio à cabeça: vou correr uma meia maratona. E assim o fiz.
Comecei logo após as 07:00, o clima estava agradável, céu aberto e temperatura perto dos 18 graus. Os primeiros 3 km foram feitos de forma leve e os completei em 13 min e 24 seg. No km 5 enfrentei um problema até comum no tênis sprint: o cadarço se desamarrou. No dia da prova preciso tomar cuidado com isto, normalmente eu prendo o cadarço com arames de pão de forma e o aperto mais justo. Dando continuidade à corrida cheguei ao km 6 em 12 min e 26 seg, tempo entre o km 3 e 6. Ou seja, já estava numa velocidade muito adequada, ritmo de 04:07 min/km. E o que fiz a partir daí foi simplesmente manter o ritmo. Km 9 vencido em mais 12 min  e 29 seg. Ao chegar no km 10.5 dei uma parada rápida para comer a rapadurinha e hidratar adequadamente. Depois deste pit stop cheguei ao km 12 em 12 min e 25 seg. O ritmo estava ótimo e praticamente constante. Comecei a ficar bastante animado. Mais 3 km e chego ao km 15 em 12 min e 35 seg, tempo total de 1 h e 3 min. De repente percebi que mantendo o ritmo fecharia a distância proposta num tempo muito bom. Minha melhor Meia Maratona até o momento foi completada em 1 h e 31 min  e 50 seg. Após um novo pit stop obrigatório para comprar água dou prosseguimento ao treino. Neste ponto faltavam pouco mais do que 5 km para completar o treino. Neste trecho final o ritmo ficou mais forte, passou para perto de 04:03 min/km e cheguei ao km 18 com o tempo total de 1 h e 15 min. Os 3.1 km finais foram completados de forma muito prazerosa, apenas mantive o ritmo e fechei os 21,1 km em 1 h e 28 min. Fiquei muito, mas muito feliz! Até um pouco supreendido com minha performance. Havia terminado o treino na quinta feira passada um pouco decepcionado, estava muito cansado. O dia não havia sido fácil.
Agora é semana final para a Maratona de Porto Alegre! Dedicação especial à alimentação. Descanso total a partir de quarta feira. Segunda e terça apenas uma corridinha leve na esteira. Muito alongamento também!
Que venha a maratona de Porto Alegre! O sub 3 horas é possível, mas se ocorrer será comparado a um milagre!
Bons treinos a todos!

2 comentários:

FÁBIO WEHMUTH disse...

Leo,

tenho absoluta certeza que vc conseguirá atingir seu objetivo na maratona de Poa. Fé em Deus e Pé na Tábua...

Sobre o cadarço, eu costumo fazer mais um nó depois do cadarço amarrado. E sempre funciona...

Boa Prova, estarei torcendo por vc!

Abs
Fábio
http://42afrente.blogspot.com/

Anônimo disse...

Leo, 1h28 em um treino de meia? Não acho que o sub-3h seja um milagre, não. É claro que tudo depende do dia, mas acredito que você conseguirá!

Boa-sorte!

Marcelo

Search