Postado por Leo Mesquita on sábado, setembro 04, 2010

Participo de um grupo de discussão na internet sobre corrida de rua: CorredoresBH. Uma discussão muito boa foi iniciada sobre o uso de frequencímetros ou medidores de frequência cardíaca. Eu disse que não usava e que usar ou não pra mim não fazia qualquer diferença. Obviamente eu disse isso simplesmente analisando o meu caso, que conheço muito bem, e levando em consideração os testes ergométricos que fiz recentemente.

De acordo com a primeira de todas as teorias sobre frequência cardíaca, a frequência cardíaca máxima a ser atingida na pratica esportiva seria dada por (220 - idade). Esta fórmula está mais do que superada. Mas usaremos esta mesma para mostrar que o meu caso é realmente complicado.

Portanto, a Fcmax para mim seria 182 bpm. E as faixas de esforço seriam as seguintes:

50% Fcmax = 91 bpm;
60% Fcmax = 109 bpm;
70% Fcmax = 127 bpm;
80% Fcmax = 146 bpm;
90% Fcmax = 164 bpm.

Ou seja, de acordo com a teoria eu deveria manter o treino na região de 70%, ou 127 bpm, para obter melhorias na pratica da corrida de rua.

Hoje de manhã aproveitei e fui para a esteira tirar a prova dos 9. Tomei muito cuidado para obter a medição de frequencia cardíaca bem próximo dos pontos dados pela teoria. O resultado é o seguinte:
0 km/h: 64 bpm
6,6 km/h: 91 bpm
7,7 km/h: 109 bpm
10,5 km/h: 127 bpm (70% da Fcmax)
13,4 km/h: 145 bpm
17 km/h: 164 bpm
4 km/h após 3 min: 95 bpm

Ou seja, de acordo com a teoria eu deveria "correr" a 10.5 km/h para observar uma melhora no meu condicionamento físico. Além disto eu poderia, ai sim, correr até 17 km/h, que estaria tudo bem. Mas esta velocidade é o meu treino de tiro!

Conclusão: cada caso é um caso. Antes de investir em um monitor de frequência cardíaca faça um teste ergométrico. Se necessário faça um teste ergoespirométrico. Tente complementar os resultados com outro teste em esteira obtendo pontos não registrados nos outros testes. Junte todas as informações, analise-as. Mostre-as a um profissional de educação física. O treino por frequência cardíaca pode não ser adequado para você também.

Gostaria de enfatizar que este depoimento é apenas a expressão da minha pessoal opinião e se baseia unicamente no meu entendimento sobre a teoria.

Bons treinos a todos!

2 comentários:

André Gonçalves disse...

Léo,
O treino por frequência cardíaca tem como objetivo auxiliar os iniciantes a manter um ritmo saudável para o exercício, evitar excessos, ou danos a saúde.
Desde que iniciei meus treinos em março sou usuário do monitor cardíaco e graças a ele venho evoluindo de forma saudável. É o meu cabrestro nos longões e meu alarme nos treinos de velocidade.
Claro, que como você, esta informação é de cunho pessoal e baseada em minhas experiências e alguma literatura especializada.
Seu site. Como você colocou aquela barra de link no seu blog? Ficou muito interessante separar seus resultados e tudo mais da página do blog.
Boas passadas!

Leo Mesquita disse...

André,
obrigado pelo seu comentário. Você está certo sobre a frequência cardíaca. Para indivíduos treinados a sugestão que me passaram é usar em conjunto o VO2 para calibrar os treinos. Sobre o blog: visite o site http://www.bloggertricks.com/ Lá existem diversos templates que administram a barra de menu. Me mende um e-mail que trocamos idéias sobre isto. Abcs e bons treinos!

Search