Postado por Leo Mesquita on domingo, junho 13, 2010

Se chegamos até aqui é porque houve muito estímulo. O que somos hoje nada mais é do que parte de um processo de evolução onde diversos tipos de estímulos ocorreram e nos fizeram melhorar com o passar do tempo. Diversos desafios se colocaram no caminho natural e a motivação para superá-los nos fez cada vez mais forte e adaptados. Evolução natural da espécie ou seleção natural foi tratada por Charles Darwin e ainda hoje é causa muita polêmica.
O nosso dia a dia como praticantes de corrida de rua nada mais é um pequeno capítulo da teoria da evolução. Para melhorarmos precisamos estimular nossos músculos, ossos, pulmões e principalmente o nosso cérebro. Eu particularmente acredito que um desejo verdadeiramente motivado tem enorme chance de se concretizar.
Para melhorarmos na corrida de rua precisamos nos motivar e sermos estimulados para que os desafios sejam superados de forma cada vez mais confortável, ou que tenhamos condições de superá-los de uma maneira mais eficiente.
Eu acredito que a motivação vem de desejos particulares, os mais diversos possíveis. Perda de peso, melhora da qualidade de vida, busca de hábitos mais saudáveis, busca por uma aparência mais adequada e por ai vai.
Os estímulos estão mais ligados à pratica da corrida em si. Se fizermos exatamente a mesma coisa sempre não veremos grandes melhorias. Mas se nos propusermos à pratica diversificada deste esporte veremos uma melhora significativa de maneira muito satisfatória.
Mas como diversificar a pratica da corrida? Muito simples:
- correr em horários diferentes: fazer treinos à noite e pela manhã.
- alterar o percurso: correr em locais diferentes, no final de semana sempre vale a pena buscar um local novo;
- usar calçados diferentes: ao usar um ou outro tipo de tenis faremos uma variação de pisada que pode ajudar a fortalecer canela, tornozelo e pé.
- altimetria: correr em subidas pode ser desanimador para muitos, mas ajudará bastante na melhoria da capacidade cardio-respiratória. Não tenha medo da subida. Não precisa ser uma montanha, mas não fique apenas em percursos completamente planos.
- clima e temperatura: correr em dias frios ou chuvosos pode não ser muito agradável. O mesmo ocorre em dias muito quentes. Mas enfrentar este tipo de adversidade irá forjar a nossa alma de corredor. Se ocorrer num dia de prova tenho certeza que todos irão enfrentar, mas é importante também superar este desafio num dia de treino comum.
- ritmo: correr sempre no mesmo ritmo pode ser mais do que suficiente para a pratica da corrida. Mas buscar ritmos mais altos ajuda e muito. Alternar entre ritmo acelerado e caminhada pode ajudar bem mais do que ficar num ritmo médio constante. Encare os tiros!
Viu só? É fácil buscar diversos tipos de estímulos. Não deixe de encontrá-los por ai!
Bons treinos a todos!

1 comentários:

danfo disse...

O post é bem informativo para quem está iniciando a corrida. Estou nos meus primeiros meses de treino e fiz minha primeira a prova a pouco tempo. Apesar de estar adorando praticar corrida, à vezes, me questiono se conseguirei praticar por um longo tempo. As dicas são valiosas!

Search