Postado por Leo Mesquita on domingo, janeiro 03, 2010
Marcadores: ,

Muito se comentou sobre a São Silvestre, a mais tradicional prova de Corrida de Rua do Brasil. Isto é o que se diz, mas não tenho certeza se realmente é. Mas com toda certeza é a mais popular. E muito se deve à transmissão ao vivo pela TV aberta. Desde que me entendo por gente sei que esta prova é transmitida pela TV todo dia 31 de Dezembro. Bom, mas isto é história. Vamos aos fatos!

Muitas criticas foram feitas à organização da prova. Mas serão apenas eles, os organizadores, os culpados? Eu sinceramente entendo que não!
Nesta Octagésima Quinta edição foram mais de 20 mil pessoas oficialmente inscritas. Eu daria um chute e colocaria ai mais umas 2 mil pessoas que foram na pipoca. Ou seja, era uma prova pra 22 a 23 mil pessoas. Isto pra uma prova de 15 km. Ou seja, se distribuirmos estas pessoas igualmente ao longo de todo o trajeto teríamos cerca de 1500 pessoas por quilômetro. Uma super aglomeração.
Imagine você que foi pra prova pra correr, correr de verdade! Você chegou com uma hora de antecedência e vai se colocar na metade do pelotão geral. Facilmente entre você e a linha de largada existirão mais de 10 mil pessoas! Isto mesmo. Ai é dada a largada. Digamos que você seja um corredor razoável e tem fôlego suficiente para encerrar a prova abaixo de 1 hora e 10 minutos. Com toda certeza, e nem preciso confirmar, você vai encerrar numa colocação geral entre a posição 1500 e 2000. Digamos que você tenha encerrado na colocação 1750. Só pra sermos razoavelmente conservadores. Ou seja, ao longo de 15 km você teve de ultrapassar cerca de 8500 pessoas. Nada mais nada menos do que 550 a 570 pessoas por km!!! Loucura...loucura...loucura!!!! A São Silvestre não é uma prova pra correr, é uma prova pra ultrapassar! Quem não é bom de ultrapassagem nem deveria ir para lá!
É obvio que a organização tem muito a melhorar, mas tem-se de entender que a prova é meio que um ponta pé nas comemorações do ano novo que está por chegar. Se para o ano que vem o trajeto será modificado ou não, pra mim pouco importa, o certo é que pra uma prova de 15 km querer mais do que 20 mil pessoas é ridiculo!!!

0 comentários:

Search