Postado por Leo Mesquita on sábado, agosto 29, 2009

Esta postagem neste blog está sendo preparada há alguns dias, tenho tentado tomar todo o cuidado ao abordar este assunto.
Quem mora em Belo Horizonte e busca qualidade de vida nesta cidade sabe muito bem que a capital de Minas Gerais não faz parte do principal circuito dos grandes espetáculos que passam pelo nosso país.
No mundo da corrida de rua esta cidade carece de uma prova de meia maratona que seja técnica. Em BH temos a Meia Maratona Linha Verde, mas o trecho da prova contém muitas subidas e descidas, ou seja, a cidade carece de uma prova mais técnica, em um terreno mais plano, que favoreça os atletas de alto nível buscarem o seu melhor tempo.
Se formos falar de maratona ai percebemos que toda grande cidade do mundo, toda cidade importante do mundo, possue a sua maratona, e Belo Horizonte não tem e pelo que parece nem planeja ter a sua maratona. Nós os praticantes da corrida de rua temos de colocar este assunto pra frente.
Porém Belo Horizonte já possue uma prova tradicional de corrida de rua: a Volta da Pampulha, que em 2009 terá sua XI edição. Esta prova ocorre em torno da lagoa da Pampulha, tem o percurso de cerca de 18 km e é quase totalmente plana. Os maiores desníveis são oferecidos pelos quebramolas que existem no trajeto.
Não só a margem da lagoa da pampulha é plana, mas a região da pampulha possue avenidas de grande extensão e totalmente planas. Ou seja, não é nada complicado conseguir um bom percurso para abrigar uma maratona que ofereça aos seus participantes um terreno técnico, onde cada um possa buscar a sua melhor performance.
Então pensando nisto utilizei o site Webrun para criar algumas possibilidades para uma prova de meia maratona e uma possibilidade de uma prova de maratona. Parti de um ponto vencedor: A Volta da Lagoa. Mantive os pontos de largada e chegada, tanto na meia maratona quanto na maratona. Inclusive pensei num trajeto que poderia abrigar as duas provas no mesmo dia. E tenho certeza que isto é possível. Obviamente é possível também promover uma corrida de 10km simultaneamente.
Os links são os seguintes: Meia Maratona e Maratona.
Vamos por esta idéia para frente!
Belo Horizonte merece estes eventos!!!

0 comentários:

Search