Postado por Leo Mesquita on quarta-feira, setembro 05, 2012

Do ponto de vista mecânico, durante a corrida, estamos em constante dese-quilíbrio. Afinal ficamos sempre com um único apoio no solo ou nenhum. Durante a corrida, apenas um pé toca o solo de cada vez, e  em  boa parte do tempo estamos literalmente voando, sem qualquer contato com o solo. 
Na marcha atlética os atletas são obrigados a nunca perder o contato completo com o solo. Assim durante todo o tempo eles devem estar em contato com o solo, em um ou dois apoios. É por isto que eles são obrigados a executar aquele movimento bem estranho aos nossos olhos.
Portanto para nós corredores é muito importante trabalhar os chamados músculos estabilizadores. São eles que garantirão uma passada eficiente. Ter estes músculos devidamente ativados é fundamental na melhora da performance da corrida e economia de energia.
Para trabalhar estes músculos temos de recorrer ao trabalho em bases instáveis. Para melhorar temos de nos desequilibrar. Tudo fica muito mais fácil fazendo estes execícios em academia ou estúdios de fisioterapia ou pilates. Alguns acessórios tornam-se fundamentais: a bola suiça ou bola de pilates, a meia bola de pilates ou dome ball, a medicine ball, o step, o mini trampolim ou jump e o bosu inflável. 
Podemos usar a bola de pilates para abdominais ou pranchas, fazer elevações laterais e frontais de braços usando a dome ball, o step ou o bosu, agachamentos usando o jump, pranchas usando 4 ou 3 apoios na medicine ball.
Não tenha dúvida: o desequilíbrio é válido!
Bons treinos a todos!
Bola suíça sendo usada como apoio
Dome ball
Medicine ball sendo usada em base de 4 apoios
Mini trampolim ou jump
Bosu inflável

0 comentários:

Search