Postado por Leo Mesquita on sábado, setembro 08, 2012
Marcadores: , , ,

O astro rei voltou a arder. Quem aproveitou o inverno e o frio, aproveitou. Quem perdeu a chance, agora vai ter nova oportunidade só no ano que vem!
O calor traz novos riscos à nossa prática esportiva. Temos de nos preocupar mais com a hidratação. Durante a prática devemos não exagerar na ingestão de líquidos, mas com o treino ou prova concluídos, ai sim, foco na hidratação! 
Para os dias de prova temos de ter sempre um plano B. Se ficar quente demais, e para praticar corrida de rua temperatura alta já seria em torno de 23 ou 24 graus, melhor ir mais lentamente e deixar a busca por um tempo de conclusão de prova mais desafiador para uma outra oportunidade. 
Vale lembrar que a temperatura normal interna do nosso corpo é de 37 graus. Durante a prática esportiva é claro que a temperatura do nosso corpo sobe. Com uma temperatura externa elevada, a temperatura interna do nosso corpo sobe mais facilmente, e pode chegar a um nível perigoso. 
Aos 40 graus, apenas 3 graus acima da temperatura normal do nosso corpo, já estamos em hipertermia. Neste ponto a perda de líquidos e sais minerais é intensa. Após um tempo neste estágio podem aparecer náuseas ou enjoos, confusão mental ou perda de consciência. 
Aos 42 graus de temperatura interna, o nosso corpo está literalmente cozinhando! O funcionamento dos órgãos e metabolismo são afetados. Há risco de coma! Atingindo esta temperatura e ocorrendo uma perda de consciência, o risco de morte é alto!
Portanto, é necessário nos adaptarmos aos poucos. Fugir do calor não é o mais correto. Se no dia da prova vai estar quente, então é preciso treinar também no calor, prestando sempre muita atenção aos sinais que o nosso próprio corpo oferece. Começou a suar demais, acima do normal: pare o treino por um tempo superior a 5 minutos ou até mesmo interrompa o treino.
Se vai participar de alguma prova busque aquela que oferece largada cedo, às 07:00 hs seria o ideal. Faça as contas. Quanto tempo de prova você espera? Que horas você vai terminar a prova? Com certeza vai estar mais quente no momento da chegada do que na largada. Prova com largada às 09:00 hs no verão é um atentado à segurança do atleta!
Cuidem-se! Bons treinos a todos!

5 comentários:

Bruno Gelmi disse...

Já tomei um susto correndo as 14:00 horas em pleno verão no Rio. Tive de literalmente arriar numa sombra e ficar 30' parado resfriando a cabeça. Votei caminhando. O calor me arrebenta. Mas hoje estou mais adaptado e principalmente consciente.

ivana. disse...

Complicado o calor ...

Shaiene Giatte disse...

Amo o calor,mas sofremos bem mais na corrida né..adorei seu blog bjs

Anderson Vital-Uberlândia-MG disse...

Grande Léo, sua dica é importantíssima, na empolgação podemos acabar colocando tudo a perder, conhecer o limite é fundamental. Falando de corrida mais cedo, a Golden4 em Brasília vai ter o diferencial...além de oficialmente sair 07:00 da manhã, contaremos com horário de verão, ou seja pelo sol... largada as 06:00hs. Até lá!

Leo Mesquita disse...

Participei em 2010 da Meia Maratona Linha Verde. A altimetria da prova é duríssima. Naquele ano 0 horário da largada foi ruim, e estava quente de mais. Da metade da prova pra frente tornou-se quase impossível correr. Em todo posto de hidratação eu simplesmente parava por 5 min, tomava um copo de água e outro jogava na cabeça. Na chegada, o posto de atendimento ao atleta parecia um verdadeiro hospital. É preciso estar alerta aos efeitos do calor. Abcs a todos!

Search