Postado por Leo Mesquita on quarta-feira, fevereiro 15, 2012

É uma situação quase natural. Depois de fazer uma mesma atividade um monte de vezes é esperado que ocorra uma progressão. Mas de qual maneira? Sinceramente, eu prefiro não categorizar a progressão. Existem várias maneiras, algumas se encaixam no meu caso, outras várias são bastante comuns entre vários outros corredores.
Quem começa a praticar corrida inicia normalmente com uma caminhada, depois passa a intercalar caminhada com corrida, até ganhar condição de correr de forma contínua. Portanto esta é uma primeira e natural progressão.
A partir daí o ex-sedentário que agora já se considera atleta começa a participar de provas oficiais. É impossível não se motivar nestes eventos. Vendo outros atletas, amigos, amigos de amigos, nos espelhamos em outras performances, ouvimos diversas estórias e começamos a pensar que buscar algo mais é possível. Neste caso já ocorre uma seleção natural. Há quem queira buscar novos desafios, outros se contentam apenas em manter o estágio alcançado. Mas de uma forma ou outra é vendo como outras pessoas se interagem com a corrida de rua que definimos nossas próximas progressões. Isto é realmente comum.
Continuando no caso de participação de provas oficiais, considero que um outro tipo de progressão ocorre quando o atleta começa a selecionar as provas que vai participar considerando um planejamento mais estruturado. Muitas pessoas participam de uma monte de provas sem muito critério. Numa frequência muito acima do que é saudável. Mas com o tempo esta brincadeira começa a cansar. Por falta de motivação ou qualquer outro motivo, a participação em provas começa a reduzir. Mas o mais importante, e apenas neste caso, considero que o atleta está passando por uma progressão quando a escolha de qual prova participar venha apoiada dentro de um calendário de treinamento. Isto é definitivamente importante. E neste momento o atleta já entende que correr, treinar e participar de eventos são coisas bem diferentes!
Dando sequência aos treinamentos e a participação em provas, uma outra progressão quase natural é na distância. É muito normal ver um atleta superar os primeiros 5 km e rapidamente conseguir superar os 10 km. Com um pouco mais de tempo e treinamento superar uma meia maratona não é tão complicado. O passo para a maratona é sim muito mais complicado. Ai o caso é bem diferente. Mas a progressão na distância é algo razoavelmente simples. Basta realmente apenas um pouco de boa vontade e treinamento.
Já a progressão em performance é bem diferente. Chega muitas vezes a ser questionada pelo próprio atleta. Será que vale a pena se expor a tanto estresse pela busca de um recorde pessoal? Será que dedicar-se de corpo, mente e alma a uma marca pessoal é válido? Com toda certeza a progressão em performance, correr mais rápido uma distância específica, exige muito mais de qualquer atleta. Controle da alimentação, perda de peso, dedicação a atividades extras ao treinamento de corrida, respeitar os momentos de descanso, tudo isto torna-se mandatório no caso de busca de melhores marcas. Não é nada fácil. Envolve questionamentos pessoais constantes. Mas vale a pena dedicar a este tipo de progressão, mesmo que num curto período de tempo. Desafiar-se é sempre importante para nos conhecermos mais e mais!
Bons treinos a todos!

1 comentários:

Bruno Chinellato disse...

Oi Leo,

É engraçado ler este post, pois estou me vendo nas descrições no início do post, principalmente por fazer a minha primeira prova este FDS e justamente uma prova de 5K. Espero pode comentar um post seu sobre maratonas daqui um tempo, dizendo que terminei alguma.

Abraços

Search