Postado por Leo Mesquita on quarta-feira, janeiro 04, 2012

A Confederação Brasileira de Atletismo é o órgão máximo em nível nacional que tem por fim administrar, dirigir, controlar, difundir e incentivar a prática do atletismo.
Através do seu estatuto e, principalmente, através da sua norma  07 reconhece e homologa provas de corrida de rua. As suas normas atendem aos requisitos também estabelecido pela IAAF, Organização Internacional das Federações de Atletismo.
Ao solicitar uma homologação de prova à CBAT uma empresa organizadora deve atender aos requisitos estabelecidos na norma 07, principalmente. Lá estão definidas diversas situações: distâncias, requisitos de segurança, divulgação, publicação de resultados, processo de inscrição, hidratação durante e após a prova, participação de atletas estrangeiros e mais algumas coisas relacionadas inclusive com serviços aos atletas.
Nesta norma, de forma muito simplória, também estão definidas condições do pelotão de largada. Exemplo: largada do pelotão de elite masculino e feminino, intervalo de tempo para a largada do pelotão de elite feminino e demais pelotões, aviso sonoro de largada, existência de pelotões especiais.
Falo disto tudo motivado pela campanha iniciada pelo blog Na Corrida do jornalista André Savazoni da revista Contra Relógio. A campanha visa a organização do pelotão de largada geral da São Silvestre 2012. Esta prova é uma das mais tradicionais do nosso país e atraiu, segundo seu organizador, 25 mil pessoas na sua última edição. Esta prova é muito bem organizada para a elite e para quem está ali de forma festiva. O atleta amador que gosta de correr num ritmo mais intenso é muito prejudicado pela falta de organização do pelotão geral.
Reconheço e apoio a campanha do meu amigo André. Entretanto não podemos deixar de citar a responsabilidade da CBAT também nesta questão. Portanto, cabe uma evolução da norma 07 e a inclusão de condições mais adequadas para formação do pelotão geral, seja por ritmo ou por currais de largada. E com rígido controle de acesso a estes currais. Os atletas também devem contribuir posicionando-se corretamente neste pelotão, mas é preciso incluir mecanismos mais rígidos de controle por parte dos organizadores. Pois como sabemos bem nem todos são educados o suficiente para saber respeitar regras um tanto quanto impopulares.
Esperamos dias melhores para a São Silveste e outras provas de grande apelo popular no Brasil, como a  Meia Maratona Internacional do Rio e a Volta da Pampulha.
Apoie a campanha do blog Na Corrida e deixe lá o seu comentário!

0 comentários:

Search