Postado por Leo Mesquita on quarta-feira, março 30, 2011

Plano inclinado
Tudo muito simples! "Supondo que o atrito seja desprezível num plano inclinado, basta um impulso inicial para tirar o objeto do repouso e depois basta uma força de módulo igual à projeção da força peso na direção do plano inclinado. Dessa forma, o objeto será levado plano acima com velocidade constante." Hein?!?!?! Como é que é? Projeção da força peso? Adoro Física!
O que isto tem a ver com corrida de rua? Tudo!!!
Perca o medo das subidas: planos inclinados, e comece agora mesmo a treinar neste terreno! Você verá os benefícios em pouquíssimo tempo.
Quando Haile Gebrselassie veio ao Brasil disse a uma emissora de TV algo mais ou menos assim: correr é fácil, apenas suba e desça terrenos íngremes várias vezes ao dia. Veja aqui a matéria.
As subidas caíram no meu caminho este ano meio que por acaso. Devido a minha atividade profissional tenho me deslocado de Belo Horizonte para Ouro Branco semanalmente. Aqui em Ouro Branco simplesmente não disponho de local totalmente plano para treinar. Então fui obrigado a traçar treinamentos de corrida por diversos planos inclinados disponíveis. E os benefícios vieram!
Tudo melhorou: velocidade, potência, resistência, processo de eliminação de ácido lático, recuperação pós treino. No início não foi fácil, mas parece que a medida que o corpo se adaptou os benefícios começaram a aparecer bem mais rapidamente. Tenho feito de tudo: tiros curtos de 100 a 400 m, tempo run curtos de 3 a 6 km, intervalados, longões, treino de ritmo. Tudo isto em planos inclinados!
Outro detalhe: é interessante como a gente acaba dando mais atenção às passadas durante a corrida numa subida forte, parece que tentamos tirar forças de onde normalmente não se busca. Ou seja, melhora-se também a eficiência das passadas.
Depois de 5 meses subindo e descendo já estou louco para saber é o que vai acontecer quando eu pegar um terreno plano pela frente e for impor um ritmo de competição. Em breve a resposta!
Bons treinos a todos!

3 comentários:

cesinha disse...

Oi Léo,
Faz tempo que não passo por aqui, estava sem tempo... espero que esteja tudo bem e pelo que li está no caminho certo pra Sub 3 horas.
Gde abraço
Cesinha
http://www.cesinhanascorridas.com/

Leo Mesquita disse...

Cesinha, com certeza houve uma grende evolução. Sub 3 horas continua sendo a grande meta do ano. Abcs.

Alessandro S Silva disse...

Sempre fugi de planos inclinados. Como engenheiro também conheço a força da gravidade. rs. Recentemente, como comecei a correr com o Garmin 405, achei interessante a medição de elevação marcada por ele e acabei me animando. Resultado, meus tempos melhoraram nos pisos planos. Hoje valorizo esse tipo de treinamento.

Boas Corridas!!

Alessandro
http://blog42195.blogspot.com/

Search