Postado por Leo Mesquita on domingo, outubro 03, 2010

Posso dizer que a Maratona de Berlim não seria a mesma se não fosse o trabalho voluntário de muitas pessoas. São dezenas de milhares correndo e outros milhares trabalhando. A grande maioria dos que trabalham na prova são familiares dos que estão correndo. O pai corre, filhos e esposa trabalham, apenas um exemplo. Assim, em dois "postos de trabalho" da corrida a organização se destaca:
- guarda volumes
- postos de hidratação
Foram mais de 40 mil pessoas de mais de 100 países participando da prova. Imagino que eram pelo menos uns 150 box de guarda volume. Cada um deles guardava os materiais de 200 a 300 participantes da maratona. Algo inacreditável.
Nos postos de hidratação o número de pessoas trabalhando era absurdamente grande. Eles se alinhavam atrás de mesas como carteiras de escola que a gente conhece. Imagino que em cada posto devia haver cerca de 100 pessoas. Eles eram responsáveis por distribuição de água, gel de carboidrato, chá quente, frutas. Não sei exatamente quantos postos foram. Mas eram uns 8 postos.
Ou seja, só considerando os guarda volumes e os postos de hidratação eu fiz uma conta de mil pessoas trabalhando de forma voluntária.
Outra atitude simples da organização que merece destaque. Tenho certeza que isto já ocorreu com você. Pelo menos comigo já. Ao cruzarmos a linha de chegada uma das coisas que procuramos é o resultado dos vencedores da prova. Aqui no Brasil a gente acaba perguntando aos espectadores, e muitas vezes ficamos sem resposta. Só vamos descobrir quem venceu no momento da premiação. Lá na Maratona de Berlim eles tem o cuidado de escrever em dois quadros no caminho da dispersão o nome e o tempo de prova dos cinco primeiros colocados masculino e feminino. Simples demais e muito criativo.
Outros pontos que merecem destaque:
- bandas de música ao longo do percurso, incluindo algo parecido com as nossas baterias de escola de samba.
- divisão da largada por ritmo de corrida extremamente respeitada pelos participantes.
- marcação de tempo a cada 5 km, incluindo nestes pontos um relógio mostrando o tempo bruto da prova.
- fornecimento de certificado de conclusão de prova contendo as tomadas de tempo parcial.
- largada pontualmente executada.
Ou seja, para ser uma Major Marathon não basta ser grande em número de inscritos. A organização precisa ser Major também.
Bom, vamos agora voltar ao nosso mundo real e tratar de retomar os treinos!
Bons treinos a todos!

1 comentários:

cesinha disse...

Léo,
Quando agente corre lá fora, muita coisa nos impressiona. Algumas positiva e outras negativamente. os caras tem muito a nos ensinar, mas muito a aprender também...
Mas é meio mágico, né? Correr falando/ouvindo outras línguas nos remete a um universo onírico, principalmente se as coisas estão dando certo.
Parabéns( esse é o último!) novamente
Abs
cesinha
http://cesinhanascorridas.blogspot.com/

Search