Postado por Leo Mesquita on quarta-feira, agosto 15, 2012

Este é um fato bastante corriqueiro. Vivemos as nossas maravilhosas rotinas e realmente não percebemos os detalhes que nos cercam. De repente algo muda e como num passe de mágica começamos a sentir falta daquilo que nem mesmo percebíamos que estava ali o tempo todo. São vários os casos.
Devido a uma série de fatores pessoais, familiares e profissionais fui obrigado a interromper a musculação que vinha fazendo ininterruptamente há mais de dois anos, quase três anos na verdade. Breves interrupções ocorreram, mas nada como desta vez. Foram 7 semanas sem fazer os exercícios em academia. De repente o meu organismo mudou. Comecei a sentir uma recuperação muscular muito mais lenta principalmente após os treinos longos. Normalmente faço os meus longões ao sábado e vários foram os treinos neste ano que realmente terminei sem qualquer dor ou, no mínimo, no dia seguinte me sentia praticamente normal. Mas nas duas últimas semanas tudo isto mudou e passei a precisar do domingo inteiro para me recuperar bem. Quase que de estalo botei a culpa na falta da musculação.
E assim voltei hoje à maromba. Vou fazer exclusivamente exercícios de resistência muscular pelo menos até o final de setembro. Vou deixar de lado neste momento os exercícios funcionais que vinha fazendo para o joelho devido à condromalacia patelar que senti no final do ano passado, quando começava a correr após a fratura por estresse na tíbia direita.
Ou seja, vinha fazendo a minha musculação direitinho, rotina pura. Não conseguia mais perceber os seus benefícios. Foi só ela fazer falta que vi a sua importância para mim. Vamos tomar cuidado com tudo o que nos cerca! Olho vivo para tudo que está a nossa volta.
Bons treinos e boa musculação a todos!

5 comentários:

Sergio disse...

Esta é a dificuldade da musculação para quem corre. Seu maior benefício vem de... não apresentar grandes resultados visíveis! Estou sentindo isso na pele. Coloquei ela na minha rotina e o grande benefício que percebo é que meu corpo está suportando melhor a rotina de treinos. Antes sempre sentia alguma dor de início de lesão quando os treinos ficavam mais fortes...
abraço,
Sergio

HELENA CHRISTINA CLEBSCH VIDAL disse...

Léo, muito corredor deixa de lado os exercícios de força e esquece que pode pagar mais na frente um preço caro por isso. Parabéns pelas suas observações. Escutar o corpo é essencial.
Um abraço e bons treinos!!

Helena
correndodebemcomavida.blogspot.com
@correndodebem

ivana. disse...

Sim, a musculação é essencial ao corredor. Meu carinho e bons treinos.

André Gonçalves disse...

O que fazer quando o tempo é curto? Encontrar uma brechinha para os funcionais já foi uma vitória. Pelo jeito terei que continuar controlando a intensidade e o volume dos treinos.
André
http://andreeotenis.blogspot.com

Leo Mesquita disse...

André, pra falta de tempo não tem outra: dormir menos! Além disso, se você reduzir o seu volume de treinos de corrida em 20% e adicionar a musculação, pode ter certeza, será um corredor mais rápido em pouco tempo.

Search