Postado por Leo Mesquita on segunda-feira, março 12, 2012
Marcadores: , ,


Treino intervalado é coisa séria! Não dá pra ficar errando na execução. Ocorre que quando o treino intervalado é controlado por distância, correndo uma distância num ritmo forte e outra num ritmo fraco, até completar uma distância total, fica fácil determinar a conclusão do treino. Mas quanto o treino é realmente de tiros, sendo executado em repetições separadas por momentos de descanso ou caminhada, a coisa complica um pouco para calcular por distância total percorrida.
Semana passada ao fazer o treino de tiros encerrei o treinamento completamente exausto. Durante os tiros fiquei realmente em dúvida se já havia completado os 12 tiros de 500 m ou se ainda tinha de fazer mais um. Mas já não estava nem conseguindo fazer conta direito. Quando fui transferir os dados do treinamento vi que ficou realmente faltando unzinho! E ai veio a dor na consciência.
Fiquei pensando qual seria a maneira correta de executar 12, 15 ou mais tiros, sem errar na execução. E a maneira correta foi explicada pelo meu treinador, o Marcelo Camargo.
O total de repetições deve ser dividido em séries. O descanso entre as séries deve ser o dobro do descanso entre as repetições. Com toda certeza fica mais fácil controlar a execução do treino. Inclusive esta é maneira correta de se fazer o treino de tiros do ponto de vista fisiológico.
Assim, o meu treino que foi prescrito como 12 x 500 m e caminhada de 100 m entre as repetições deveria ter sido feito assim:
Séries 1, 2 e 3: 4 tiros de 500 m com caminhada de 100 m entre os tiros.
Descanso entre as séries: caminhada de 200 m.
Podem ter certeza: da próxima vez não vou errar!
Bons treinos a todos!

4 comentários:

Correndo de bem com a vida disse...

Devido ao nível de esforço, não é fácil ficar contando todas as séries. Não se sinta culpado. Acontece com todos... Abç. Helena

Marcel Pracidelle disse...

Leo,
Monta o treino no garmin training center antes de começar, ele vai avisando vc a cada etapa... é o jeito mais fácil...

Leo Mesquita disse...

Marcel, eu estou usando o Nike SportWatch e ele não tem ainda esta programação avançada para os treinos de tiros. Com uma simples melhoria ele podia pelo menos contar o número de vezes que se entra no estágio de "Run" ou no estágio de "Walk". Muito simples...mas ainda não está implementado. Quem sabe numa próxima atualização do firmware do relógio. Abcs.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Search