Postado por Leo Mesquita on quarta-feira, fevereiro 29, 2012
Marcadores: , ,


Posso dizer que estou vivenciando o meu segundo ciclo dentro da minha curta vida dedica à corrida de rua. Comecei assim como a grande maioria. Fazendo tudo por conta própria. Errando em quase tudo. Aos poucos fui adquirindo algum conhecimento. E acho que hoje sei como as coisas funcionam neste mundo de treinamentos, dedicação, administração do tempo disponível e provas oficiais. Tenho a minha opinião própria.
Muito rapidamente fiz a minha primeira prova de 10 km logo após ter começado a "treinar". Acreditando que era possível atingir novos feitos fiz a minha primeira Volta da Pampulha e logo no ano seguinte fiz a minha primeira meia maratona. Ainda desejando algo mais, fiz a minha primeira maratona, e depois disto fiz mais duas maratonas e algumas outras provas. Ou seja, durante o meu primeiro ciclo na corrida de rua comecei pelas provas de 10 km e fui até a maratona.
Para as minhas duas últimas maratonas eu treinei direitinho. Rodagens semanais altas. Treinos longos que chegaram a 36 km. Mais de 16 horas semanais dedicadas aos treinamentos de corrida e academia. Os treinos longos são os mais importantes para a maratona. Treinos que duram mais de 2 horas facilmente. Durante o treino longo quem comanda é a cabeça. Muita conversa interior. Reflexões das mais diversas. Questionamentos constantes. Ou seja, treinar para a maratona é coisa de cabeça!
Neste segundo ciclo estou totalmente dedicado a provas de 10 km. E assim irei pelo menos até o mês de maio. Se tudo der certo e a meta dos 10 km sub 40 min for atingida, farei a transição para a meia maratona no final deste primeiro semestre. 
O treinamento mais importante para as provas de 10 km são os tiros e os intervalados. Treinos curtos em tempo e de alta intensidade. Com pouco mais de 10 hora semanais cumpre-se muito bem uma boa planilha de treinamento para provas de 10 km, incluindo a musculação em academia. Durante os tiros ou o intervalado não dá pra ficar pensando em muitas coisas. É olho no relógio o tempo todo. Cronômetro ligado. A única preocupação é sobre como será o próximo momento de acelerar. Será que o coração está sofrendo muito? Muito estranho.
Ao final de um treino longo pra a maratona e dos tiros para prova de 10 km a única semelhança é a imensa satisfação de ter dado mais um passo rumo à realização de um sonho! Alma lavada.

1 comentários:

Daniel Camilo disse...

Vou correr a minha primeira de 10 Km neste domingo. O Circuito das estações em SP...Estou muito ancioso e treinando bastante.
Vou com o coração e a mente para terminar o trajeto.

Grande abraço

Search