Postado por Leo Mesquita on quinta-feira, junho 03, 2010

Pelo menos da minha parte há uma grande expectativa com relação ao trajeto oficial para a Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte. Prova já carinhosamente chamada de Meia de BH. Sabemos que a orla da Lagoa da Pampulha oferece cerca de 18 km de trajeto. Tanto é que oficialmente a Volta da Pampulha tem 17800 m. Ou seja, para completar meia maratona precisa-se adicionar um pouco mais 3 km ao que já é naturalmente oferecido pela Lagoa da Pampulha.
Pela minha cabeça passou de tudo um pouco ao tentar adivinhar o trajeto. Correr por dentro do zoológico ou passar por dentro do parque ecológico da pampulha eram duas possibilidades. Como a Meia de BH está sendo organizada em parceria com a Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, eu imaginava que isto seria possível.
Entretanto acabo de receber um e-mail da organização da prova. Pelo que está parecendo a Avenida Professor Clóvis Salgado será responsável por adicionar os 3 mil e poucos metros faltantes. Se você participou da 10 Milhas Mizuno ano passado vai se lembrar bem desta avenida. Se não, veja o mapa abaixo.


Exibir mapa ampliado

A Avenida Professor Clóvis Salgado foi usada na 10 Milhas Mizuno ano passado. Sinceramente, as lembraças não são boas! Esta avenida também é muito conhecida como Avenida Sarandi. Oferece quase nada de sombra. Ano passado, devido a uma série de razões, passar por esta avenida não foi nada agradável. Vamos aos fatos:

  • A 10 Milhas Mizuno largou da nova praça da Pampulha em direção ao Iate Clube. Assim a Avenida Sarandi ficou pro final da prova quando o sol já estava muito forte.
  • A organização da 10 Milhas Mizuno não deu atenção ao quesito hidratação ao passar pela Avenida Sarandi.
Juntando estes dois pontos foi muito sofrido passar por lá. Assim recomendaria à organização da Meia de BH os seguintes pontos:
  • Largar da Nova Praça da Pampulha em direção ao Parque Ecológico, ou seja, fazer a prova no mesmo sentido que se faz a Volta da Pampulha.
  • Este sentido de largada permitiria passar pela Avenida Sarandi num momento em que o sol estaria fraco.
  • A organização da prova deveria reforçar os pontos de hidratação nesta avenida. Deveriam existir no mínimo 2 pontos, um logo ao entrar na avenida, e outro antes de sair da mesma.
Acredito que com estes cuidados a prova será mais agradável aos seus participantes. E inesquecível para Belo Horizonte!
Bons treinos a todos!!!

1 comentários:

Ernani disse...

Leo boa noite, acabo de ler seu post sobre o percurso da Meia de BH achei interessante sua observação sobre a parte complementar do percurso para termos a distancia oficial, agora o mais importante e passar estas informações para o organizador, eu irei copiar o link referente a seu post e encaminhar via e-mail para a organização e sugiro que você faça ( se e que ainda não fez) o mesmo assim eles pelo menos irão pensar sobre os detalhes.
Forte abraço e bons treinos.
Ernani

Search