Postado por Leo Mesquita on sexta-feira, novembro 20, 2009
Marcadores: , ,

A largada de uma corrida é um momento especial. Quem leva a corrida de rua minimamente a sério e planeja metas a serem atingidas, no momento da largada vai sentir um friozinho na barriga.

Por um certo tempo você se preparou para a prova, treinou rigorosamente dentro do planejamento, seguiu planilhas. Além disso abdicou de uma série de coisas, podendo ser inclusive um convívio familiar com esposa e filhos(as).
Porém, além de ser um momento especial, a largada pode ser um grande risco ao atleta e o planejamento de treinos pode ser perdido ali, antes mesmo do começo da corrida.
A largada de provas com um número mais elevado de participantes pode ser na verdade uma grande confusão. Participei de algumas corridas este ano, exatamente seis provas. Procurei sempre as que não atraiam grandes públicos. Nunca fiz uma largada com mais de 5 mil pessoas. Sou um principiante ainda!
Pois agora vem a Volta da Pampulha, no dia 06 de Dezembro de 2009. Largada prevista para as 09:00 hs. Já estou pensando como será uma largada com 14 mil pessoas! É claro que isto não funciona. Quanto tempo antes da largada deverei procurar o meu lugar? Quanto tempo ficarei ali, de pé e no sol, até que seja dada a largada? Sinceramente é muito sofrimento. Então fico pensando se a organização poderia ser melhorada. É claro que pode.
O pelotão geral deveria ser organizado pelo tempo esperado de conclusão de cada atleta. Para isto, no ato da inscrição o atleta deveria informar em quanto tempo espera concluir a prova. Aqueles que esperam concluir em menor tempo se colocariam mais à frente daqueles que planejam fechar o trajeto em maior tempo. Obviamente sempre existirão espertos que irão se colocar em local indevido, mas com certeza será uma minoria. Acredito ser quase uma obrigação da organização da prova promover esta largada por ondas. As ondas deveriam inclusive serem separadas por um espaço físico, mas todos largariam simultaneamente.
Os participantes de corridas de rua deveriam começar a exigir uma melhora da qualidade das provas de corrida de rua. Começar pela largada seria o ponto de partida!
Bons treinos a todos.

0 comentários:

Search