Postado por Leo Mesquita on terça-feira, setembro 29, 2009
Marcadores: ,

Depois de ter corrido a minha maior distância no último sábado, 18 km, passei o resto do final de semana bem tranqüilo. Na minha planilha de treino estava preparado para esta semana dois treinos bem leves, totalmente em função da corrida 10 milhas mizuno que ocorre neste domingo em BH. O planejamento dos treinos leves foram unicamente em função da corrida do próximo domingo. Até então não havia planejado treino regenerativo por ter feito um treino mais intenso em termo de distância ou ritmo.


Pois bem, iniciei meu treino leve ontem e vi o quanto o tal treino regenerativo, ou até mesmo um período de descanso, é fundamental. Havia programado uma rodagem leve, de cerca de 1 hora. Já no segundo quilômetro vi que meu corpo simplesmente não respondia à tentativa de imprimir um ritmo mais veloz. Minhas pernas já estavam pesadas.

A vontade que temos de nos manter em atividade, de atingir uma distância até então não percorrida, ou baixar o tempo em uma certa distância, nos remete muitas vezes para longe do descanso ou do treino regenerativo. Muitas vezes me pego tentado fazer algo mais intenso do que havia planejado. E ai que mora o perigo. Ontem mesmo tentei começar mais rápido do que era o planejado.

De acordo com o estudo de M. Litovchenko o processo de recuperação ocorre da seguinte maneira:
- Treinamento de 8 km a 16 km com intensidade leve ou até 75% da freqüência máxima: recuperação em 3 a 5 horas após corrida.
- Treinamento de 4 km a 10 km com intensidade forte ou acima de 85% da freqüência máxima: recuperação depois de 54 horas.
- Treinamento de 16 km a 25 km com intensidade moderada ou até 85% da freqüência máxima: recuperação de 48 horas a 54 horas

Então é por ai que vou me basear para os próximos planejamentos. Mas é necessário também saber que é durante o período de recuperação que o treino regenerativo deve ocorrer.

Bons treinos a todos!

0 comentários:

Search