Postado por Leo Mesquita on quinta-feira, dezembro 02, 2010



Neste domingo, 05 de Dezembro, teremos a XII Volta Internacional da Pampulha. Este ano espera-se mais de 13 mil atletas na corrida que ocorre em torno da Lagoa da Pampulha.
A lagoa faz parte de um grande complexo formado por diversas atrações turísticas. O projeto de vanguarda foi desenvolvido por Oscar Niemayer durante a gestão do prefeito Juscelino Kubitschek. Projeto que foi inicialmente pensado pelo prefeito Otacílio Negrão de Lima, nome dado à avenida que circunda a lagoa.
Artificial, a lagoa foi construída na decada de 40. Para compor seu entorno Oscar Niemeyer projetou o conjunto arquitetônico. Burle Marx adicionou os jardins. As pinturas de Portinare estão na Igrejinha da Pampulha. Os azulejos de Paulo Werneck e as esculturas de Ceschiatti estão também presentes.
Considerando o ponto de largada da corrida e seguindo na direção em que a mesma é executada temos a Casa do Baile, o Pampulha Iate Clube, o complexo Mineirão e Mineirinho, o parque Guanabará, a Igrejinha da Pampulha, a praça de eventos, o clube Belo Horizonte, o parque ecológico, a toca da raposa I, o zoológico, o clube da AABB, o Pampulha Iate Clube, o museu de arte da Pampulha, a barragem da lagoa.
Já que Minas não dispõe de mar, a Pampulha foi pensada para ser um local de diversão para os moradores da capital e do estado. Eventos esportivos nunca faltaram na orla da lagoa. Em 1949 ocorreu ali a Grande Volta da Lagoa da Pampulha, corrida internacional de Fórmula 1. Vieram pilotos de todo o Brasil e do exterior, incluindo a lenda Juan Manoel Fangio.
O que se vê hoje como a Volta Internacional da Pampulha foi no passado, não muito remoto, conhecido como corrida rústica da lagoa, e Volta da Lagoa da Pampulha. A pista de caminhada e corrida, muito bem compartilhada hoje por ciclistas e corredores, mede 18300 m. Entretanto, oficialmente, a CBAT declarou a Volta como tendo 17800 m. São muitas curvas. É importante saber tangenciá-las para tirar vantegem dos 500 m a menos. Muito importante para quem é louco por performance.
A posição mais alta do podium tem sido ocupada apenas por atletas do Brasil e do Quênia, tanto no masculino quanto no feminino. Pelo Brasil apenas Vanderlei Cordeiro e Franck Caldeira venceram a prova. A competição feminina tem sido mais democrática e já foi vencida pelas brasileiras Cleuza Maria Irineu, Maria Baldaia, Marcia Narloch e Lucélia Peres.
A bem da verdade é que a Lagoa da Pampulha foi construída para ser um reservatório de água própria para o consumo da população. A urbanização desenfreada e desorganizada da orla acabou resultando no lançamento de esgoto diretamente na lagoa. Rios que vem de municipios vizinhos contribuem para o aumento da poluição. Muitas tentativas já foram feitas para eliminar este problema, mas nenhuma ainda foi razoavelmente efeciente. A lagoa que vemos hoje está melhor cuidada do que em anos anteriores, mas ainda há muito para ser feito. Para 2014 espera-se um grande projeto e uma solução definitiva.
Vamos torcer pela Volta e pela lagoa da Pampulha!



1 comentários:

Érico Eustáquio Gomes da Costa disse...

Excelente seu post, fiz menção a ele no meu post sobre a corrida!

http://correndoevivendo.wordpress.com

Search