Postado por Leo Mesquita on sexta-feira, abril 23, 2010
Marcadores: , ,

Terminei na quinta feira mais uma bateria de exames. Na verdade um exame de sangue completo e teste ergométrico realizado em esteira. Desta vez não foi pedido pelo meu cardiologista o ecocardiograma doppler. Gostei bastante dos resultados. Impressionante ver como tudo melhora consistentemente a partir do momento que praticamos atividade física regular. As minhas margens de limites aceitáveis estão com uma folga razoável, posso piorar bastante que ainda fico bem na foto. Colesterol ruim caiu, o bom subiu. Glicemia em jejum abaixou, triglicerides foi junto para baixo.
O teste ergométrico trouxe novos dados. Fiz o teste no Hospital Socor. Este local me pareceu mais profissional do que o outro local que havia feito por outras duas vezes. O teste foi realizado em esteira. 9 estágios de velocidade foram utilizados, desde a situação parado até uma corrida a 12,9 km/h. A inclinação na esteira era ou 10 ou 15%. Ao todo o teste demorou cerca de 20 minutos e a distância total percorrida foi de 2.3 km. O dado que mais me impressionou no resultado final foi o VO2 MAX. Nada mais nada menos do que 86,13 ml/Kg min. Caramba, isto é o VO2 de atleta de elite. Muitos dos maiores campeões do mundo não possuiam este valor de VO2 max. No exame anterior o meu VO2 MAX foi de 56 ml/Kg min. Melhorou muito. Eu sempre soube que possuia uma certa facilidade para grandes esforços, principalmente esforço contínuo como na corrida. Agora foi possível comprovar por este exame. Assim vem a pergunta, será que preciso fazer um ergoespirométrico? Por tudo o que observei, acredito que não. Mas quando estiver me preparando para começar os treinos para a Maratona, pensarei novamente.
Bons treinos a todos!

1 comentários:

Unknown disse...

Oi, Leo!
Minha primeira vez no seu blog, para aprender o caminho e dizer que procurarei a tenda da sua equipe, no domingo, após a prova (vai que você não leu a minha responta no blog do Sérgio...). Pretendo voltar aqui mais vezes, me aguarde!
Cláudia Tavares

Search