Postado por Leo Mesquita on terça-feira, outubro 19, 2010
Marcadores: , ,

Lembram desta frase numa propaganda de pneus? E serve para a corrida de rua também. Nos remete àquela situação de largar forte demais e acabar quebrando no final da corrida.
Semana passada fiz o meu treino de repetições de 1500 metros. Foram 6 repetições e não gostei nada do resultado final. A variabilidade de ritmo foi muito alta. Fiz a primeira repetição muito forte e acabei não fechando bem a última.
Hoje foi bem diferente. Mas já comecei o treino com a intenção de fazer de forma bem mais controlada. Assim a primeira repetição ficou bem mais ajustada com a última. Ainda é possível melhorar. O resultado foi o seguinte:
Primeira repetição: 05:55
Segunda repetição: 05:49
Terceira repetição: 05:54
Quarta repetição: 05:56
Quinta repetição: 06:05
Sexta repetição: 06:01

Em função do local onde eu treino, a primeira, a terceira e a quinta repetições foram feitas em aclive. As outras foram feitas em declive. A inclinação é pequena, mas existe. O ritmo proposto para este treino é o ritmo de competição. Estou tratando como sendo 4 min/km ou 15 km/h.
Entre as repetições gosto de fazer uma caminhada de 200 metros e tomar alguns pequenos goles de água. Mas não tenho delimitado muito cientificamente este período. Talvez aqui o frequencímetro fosse me ajudar bem.
Bons treinos a todos!

5 comentários:

Yeda disse...

Seus treinos parecem os meus..Sei bem como é. O meu treinador pede para eu focar mais na técnica e do que na força, assim vc deve jogar toda a sua energia na tecnica e a velocidade sai como consequência. Aos poucos to conseguindo controlar melhor a potência e ter um equilíbrio entre as series. Boa semana e bons treinos

Morgado - São Paulo disse...

Leo, não sei o quanto você estava habituado a fazer esse tipo de treino, mas no início é assim. Passei por isso e hoje controlo bem a velocidade, seja num treino de 6x1000m ou no de 5x2000m. Ajuda bastante se você faz marcas intermediárias no trajeto. Ex: um banco/poste é 500m. No Ibirapuera também me deparo com a mesma peculiaridade. Uma repetição levemente em aclive e, fazendo a volta, vira declive. Bons treinos.

cesinha disse...

Léo,
Não sei como é aí em BH, mas para os treinos intervalados dê preferência a pistas de atletismo. As marcações são precisas, há pontos de controle e nos treinos de ritmo os amigos ajudam passando a hidratação...
Com o tempo neste tipo de treino, vc nem precisará de relógio, passará a saber "nas pernas" qual o ritmo. Parece incrível mas é assim.
Bons treinos e foco no #sub3

Leo Mesquita disse...

Morgado e Cesinha, no local onde eu treino aqui em BH e numa pista de rua com marcação a cada 100 m. Ai facilita. A hidratação eu levo comigo num cinto de hidratação, mas faço apenas no intervalo entre as repetições. Sub 3 horas na cabeça!

Ernani Souza disse...

Grande Leo, bom dia amigão.
Cara depois de ler seus posts que vontade que deu de correr esta maratona de Berlim parece que a prova e bem legal.
Obrigado pelas mensagens no meu blog, é cara estou mesmo passando por cima destas criticas destrutivas o que e bom aproveito o restante não dou bola.
Olha sobre a Pampulha tenho um outro compromisso no mesmo dia porém estou na expectativa do organizador mudar a data.
Em 2009 fui sub 1Hora na Pampulha e este ano queria melhorar esta marca vamos ver se da certo.
Tenha um ótimo final de semana.

Search