Postado por Leo Mesquita on domingo, outubro 14, 2012


Duas estréias oficiais: minha primeira prova oficial em pista de atletismo e a minha primeira vez como guia de atleta deficiente visual em prova oficial. Duas conquista marcantes.
O evento "Da rua para a pista" foi realizado e organizado pela Federação Mineira de Atletismo na pista recém inaugurada em Belo Horizonte. Pista nível máximo de acordo com a IAAF. O evento teve alguns problemas de organização, mas valeu muito pela experiência.
Comecei o dia guiando o atleta Anderson Coelho na segunda prova do dia. O Anderson é especialista nos 800 e 1500 m. Por um detalhe não este em Londres este ano. A primeira largada do evento ocorreu perto das 08:00 hs e o Anderson só iria largar na segunda bateria. Eu estava oficialmente inscrito na quarta bateria. Esta divisão existiu em função das diversas faixas etárias. Juntamente com o Anderson fiz uma prova dentro do ritmo dele. Uma prova complicada pois a pista estava cheia. Cerca de 60 atletas ao mesmo tempo numa pista de 400 m. O tempo inteiro fazendo ultrapassagens. Nos deslocando entre as raias, algumas vezes indo até a quarta raia em função do trânsito de atletas. Ainda tenho o muito o que aprender. Contar as voltas. Controlar o ritmo. Orientar a direção. Incentivar o companheiro. Tudo ao mesmo tempo. Foi ótimo e complicado. Fechamos a prova com o tempo não oficial de 21 min e 40 seg.
Depois de uma longa espera chegou a hora de fazer a minha prova. Já razoavelmente desgastado fui para os meus 5000 m sem grandes pretensões. A missão principal do dia já estava realizada. Corri de forma praticamente constante fazendo cada volta de 400 m em 1 min e 30 seg. Assim fechei a minha bateria em cerca de 18 min e 45 seg. Um resultado individual que para mim não representa muito, mas que me coloca a pensar no que realmente significa uma conquista no esporte.
Quando os minutos ou até mesmo segundos a menos em uma prova já não dizem muito, quem sabe o ideal não seja ampliar o horizonte e compartilhar as "vitórias"? Até onde a individualidade dos resultados tem sentido? Com toda certeza em um mundo repleto de experiências efêmeras, conquistas mais concretas são possíveis!


Créditos: fotos da Casa do Corredor

3 comentários:

raissafaguiar disse...

o valor de cada corrida esta dentro da gente mesmo...seja num treino ou numa prova...so a gente sabe quanto vale...são tesouros que vamos acumulando e assim nos fortalecendo...parabens!
raissa Aguiar

ivana. disse...

Que maravilha, amigo !

Anderson Vital - Uberlândia-MG disse...

Grande Léo, seu texto nos deixa grande reflexão no que se trata de rever o que de fato recebemos de "prêmio" em dedicar a treinos e abrir mão de coisas diversas....não é somente pelo esporte....corremos atrás de algo que algumas vezes não vimos ainda, "o desafio está na veia", e eis que numa atitude de compartilhar possibilidades e motivar a quem precisa torna-se um grande troféu...e detalhe isto é impagável! Parabéns por acompanhar o Xará e parabéns por em seguida fechar a sua prova!

Search