Postado por Leo Mesquita on quarta-feira, outubro 13, 2010

Os praticantes da corrida de rua mais neuróticos com o quesito performance, assim como eu, estão sempre em busca de melhorar o tempo nas provas que participam. Hoje já estou planejando atingir metas que possam me levar a correr uma maratona em tempo inferior a 3 horas. Para isto temos de aprender com os melhores da atualidade.
Haile Gebrselasie, atual recordista da maratona, o único homem do planeta que venceu os 42195 metros da maratona com tempo inferior a 2 horas e 5 minutos, foi recordista também em distâncias menores. Em 1992 Haile venceu os 5000 e 10000 metros do campeonato mundial de atletismo junior.
Samuel Wanjiru que venceu a Maratona de Chicago pela segunda vez no final de semana passado também foi vencedor em provas que exigem maior velocidade. Samuel foi recordista mundial dos 10000 metros e da meia maratona.
O segredo está na velocidade. Para podar minutos no tempo final da maratona é preciso eliminar primeiro preciosos segundos nos tiros de 100 m. O caminho a trilhar para uma maratona sub 3 horas passa por fazer uma prova de 5 e de 10 km em tempos bem reduzidos. Este é o caminho que estou tentando trilhar. Meus treinos agora são mais curtos em distância e com forte apelo aos tiros de 100 m e distâncias até 1500 m, sempre em ritmo inferior a 4 min/km.
Tenho como último objetivo para este ano correr a Volta da Pampulha, prova de 18 km, com tempo próximo a 1 hora e 14 minutos. Para fazer isto precisarei ganhar velocidade. Tenho 8 semanas para isto. Esta é a primeira delas.
Bons treinos a todos!

5 comentários:

cesinha disse...

Léo,
Vc já sabe o caminho das pedras, para chegar a sub 3h é preciso ser rápido nas curtas. Pessoalmente, a despeito de quaisquer fórmulas, acho que para iniciar as tentativas com segurança é preciso antes deter as seguintes marcas: 37:50 em 10km, 1h24 em meia e 2h04 em 30km.
Vc rapidamente, com estes intervalados todos, chegará lá.
Abs
Cesinha
http://cesinhanascorridas.blogspot.com/

Yeda disse...

Esse é o meu caminho também.... não sou tão ambiciosa como você, pois só quero conquistar meu índice de Boston 3:45, mas este segundo semestre está sendo de menor volume e mais intensidade...E dá-lhe treino de velocidade....

Leo Mesquita disse...

Cesinha, tenho número mais conservadores. 10 km em abaixo de 39 min e meia maratona em 1 h e 26 min. Mas não importan. Estou bem distante disto ai ainda.

Yeda, o índice de Boston era suficiente para mim também. Ai fiquei a 8 min do sub 3 horas. Como não pensar que seria possível?

Abcs!
Leo Mesquita

André Gonçalves disse...

Parece resolução de final de ano. Eu também estava pensando em como ganhar velocidade e você só ratificou alguns artigos em que esbarrei nos últimos dias.
Ainda tenho muito asfalto para empurrar comparado a vocês, mas é a missão de todo iniciante.

ivana. disse...

Vim te conhecer ... Parabéns pelo teu espaço e pelas conquistas. Meu carinho e bons treinos !!

Search