Postado por Leo Mesquita on terça-feira, outubro 16, 2012

O Top 100 do circuito Golden 4 Asics é uma grande sacada. Percebe-se nessa e em outras ações do organizador deste circuito várias ações de valorização ao atleta que entra em uma de suas provas para literalmente pulverizar recordes pessoais.
Tudo começa com uma posição de largada diferenciada para os que possuem em seus currículos de atleta uma meia maratona com tempo de conclusão inferior a 1 h e 35 min ou uma maratona em tempo inferior a 3 h e 20 min. A chamada elite B.
Os 100 primeiros em cada etapa recebem de cara uma medalha diferenciada. O nível neste grupo de atletas é alto. Ser um top 100 em qualquer das etapas do circuito Golden 4 não é tarefa simples. Em 2011 foram apenas 344 atletas. Alguns atletas foram Top 100 em mais de uma etapa. Neste ano qualquer um destes 344, ao se inscrever em qualquer etapa, recebe tratamento diferenciado. E o nível subiu! Ser Top 100 em 2012 está bem mais complicado do que no ano passado.
Mas infelizmente a execução do Top 100 não é perfeita. A determinação de quem é Top 100 é feita por ordem de chegada. Excluindo-se os atletas de elite, um a um os atletas são identificados na linha de chegada. O que não leva em consideração se algum espertalhão resolveu cortar caminho ou simplesmente correu apenas o último quilômetro. Cruzou a linha de chegada entre os 100 primeiros levou a medalha de Top 100. Depois na publicação de resultado obviamente é fácil identificar casos como estes, em função dos tapetes de verificação ao longo do trajeto. Mas a medalha já foi para as mãos de quem não merecia. Será que não dá pra fazer um controle via rádio em algum ponto do trajeto? Ou um controle manuscrito onde os números de peito seriam controlados? Algo poderia ser feito para evitar estas possibilidades de gatunagem.
Mas é claro que se todos fossem honestos e educados o problema simplesmente não existiria.
Bons treinos a todos! Nos vemos em BSB no dia 4 de novembro na última etapa do Circuito Golden 4 de 2012.

3 comentários:

ivana. disse...

Que ruim isso, né, amigo ? Não fica um resultado nada preciso, se é assim ... Que lástima ... Meu carinho e bons treinos.

Anderson Vital - Uberlândia-MG disse...

Caramba hein! A prova é bem competitiva e se eu chegar entre os 300 já estarei dentro das minhas espectativas, na feira que antecede a prova poderemos difundir com outros a sua excelente idéia da fiscalização dos TOP 100, torço por você estar dentre estes!! Abraço!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Search