Postado por Leo Mesquita on quarta-feira, janeiro 23, 2013
Marcadores: ,

Enquanto não torna-se ciência, todo e qualquer argumento é apenas arte. Observações em todos os segmentos são possíveis. No mundo esportivo, a especi-ficidade do treinamento nos diz que o que é bom para um pode ser ruim para outro.
O treinamento intervalado é por si só um mundo repleto de ciência e arte. As variações são imensas. Várias fontes dão como origem deste treinamento a Alemanha. Mas foi Emil Zatopek que o tornou verdadeiramente popular. No Livro Correr, que traz a biografia da locomotiva humana escrito por Jean Echenoz, conhecemos alguns experimentos que Emil encarou. Em alguns momentos ele corria sem respirar até não suportar mais. Algumas vezes chegou a desmaiar!
O que fazer no intervalo do treinamento intervalado? Em dezembro de 2012, a Runners World Americana colocou mais dúvida na questão. De acordo com a matéria, trotar a 50% da velocidade aeróbica máxima seria "melhor" do que fazer um descanso passivo. Segundo os experimentos, trotar nos intervalos do intervalado fará com o que o VO2max do atleta seja incrementado de forma bem mais intensa do que apenas caminhar ou fazer um descanso passivo. 
Arte ou ciência? Cabe saber se é bom ou ruim para você!
Bons treinos a todos!

4 comentários:

equipecorridaderuams.blogspot.com disse...

E aí Leo Mesquita, em teinamento de tiros nossa equipe tem essa questão para resolver !!!

Mas pelo cansaço, não há opção, compulsoriamente descansamos passivamente ! he he he

Rodrigo Augusto
corridaderuams.blogspot.com.br

Aline Costa disse...

Oh Leo, eu li essa notícia... mas na prática pra mim é tão difícil trotar nos intervalos, termino caminhando mesmo. Vou fazendo do jeito que dá!! :)

ivana. disse...

Eu também, ando tão cansada que acabo caminhando, muitas vezes :(

Leo Mesquita disse...

Eu também faço o intervalo dos meus tiros no treino intervalado caminhando, e pelo menos uma parte do intervalo eu faço parado! Recuperando o fôlego!

Search